Vaca atolada

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

A vaca atolada é um prato típico caipira a base de costela bovina e mandioca cozida. O prato é muito apreciado e popular na nossa culinária, principalmente na região sudeste do país, isso porque a combinação de costela e mandioca cozinhas em um delicioso molho de temperos com a mistura dos ingredientes realmente é muito gostoso.

Aqui  na minha casa, quem gosta muito de fazer a vaga atola é meu esposo, pois além de um grande admirador da iguaria ele também é um excelente cozinheiro, principalmente quando o prato em questão deve ser preparado calmamente, enquanto ele aprecia o momento escutando uma boa música caipira e bebendo um aperitivo.

Portanto, se você também gosta de pratos menos trabalhosos, mas que exige tempo e dedicação, devido ao cozimento, tenho certeza de que também vai adorar aprender a preparar uma deliciosa vaca atolada. Afinal de contas, é um prato super simples de preparar e que tem garantia de elogios após consumido. Gostou da ideia? Então confere a receita completa logo abaixo.

Ingredientes

  • 1 fio óleo
  • 1 kg de costela bovina
  • 500 g de mandioca cozida e sem a fibra central
  • Alho amassado a gosto
  • Cebola a gosto fatiada ou picadinha (como preferir)
  • Sal a gosto
  • Cheiro verde

Modo de Preparo

  1. Coloque um fio óleo para aquecer em uma panela de pressão e frite a costela até dourar.
  2. Em seguida acrescente o alho e frite um pouco.
  3. Depois coloque a cebola para fritar, acrescente água o suficiente para cobri a costela e tempere com um pouco de sal.
  4. Agora tampe a panela e deixe a costela cozinhar até que os ossos comecem a se soltar da carne, aproximadamente 40 minutos na pressão.
  5. Passado este tempo retire a costela do fogo e separe os ossos para descartar.
  6. Então transfira o caldo do cozimento da costela para uma panela grande, acrescente a mandioca cozida, esprema um pouco antes de colocá-la no caldo.
  7. Logo depois basta acrescentar a carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Se ficar muito grosso, coloque um pouco mais de água, pois o caldo não deve ficar muito espesso nem muito ralo.
  8. Por fim basta salpicar o cheiro verde por cima após servir.

Informações adicionais

Caso você esteja com tempo, tenha uma panela de ferro e queira que sua vaca atolada fique com aquele sabor caipira mais característico, você pode prepará-la em uma panela de ferro, assim o cozimento será mais lento, mês o resultado também será mais saboroso.

  • Tempo médio de preparo: 80 minutos
  • Rendimento médio: 6 porções

Agora que você já aprendeu como preparar uma deliciosa vaca atolada, que tal conhecer também outras receitas de pratos e sobremesas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Leave a Reply