Vatapá de pão

3/5 - (1 vote)

Para você que gosta de vatapá, a receita de hoje vai agradar. Aprenda essa deliciosa versão de Vatapá de pão, um prato incrível e que sua família vai se apaixonar.

O vatapá é simples e prático de ser feito, levando apenas 60 minutos de tempo de preparo e rendendo até 5 porções.

Bom, talvez você já tenha experimentado o Vatapá, mas creio que não como irei ensinar na receita de hoje.

Esse prato que tem origem africana é muito popular na região norte e nordeste do Brasil, tendo chegado em terras tupiniquins por volta do século XVI.

Há pessoas que acreditam que sua origem seja nigeriana, já que a versão africana é realmente a mais aceita entre os chefs e historiadores da culinária.

Aqui no Brasil, o prato sofreu o acréscimo de alguns ingredientes presentes na cultura culinária do país, fato que também ocorreu pela necessidade de suplementar a dieta.

Hoje em dia, a receita é típica na gastronomia nordestina, sendo muito consumida pelos baianos, que se utilizam do azeite de dendê em seu preparo.

Além da Bahia, o Amazonas, Pará e Amapá são estados que o Vatapá é muito comum, cada um preparando da sua forma.

Pois bem, agora que você já conhece um pouco da história do Vatapá, vamos ao que realmente interessa: a receita.

Vale lembrar que a receita a seguir pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive aquelas que não tem grande familiaridade com a cozinha.

Abaixo, você confere um passo a passo detalhado para poder preparar o seu vatapá de pão sem grandes dificuldades. Leia com atenção cada item, separe os ingredientes e vamos lá!

Ingredientes Vatapá de pão

  • 4 pães pequenos, de sal, amanhecidos
  • 1 1/2 xícara (chá) de castanha de caju sem casca
  • 1 xícara de amendoim torrado sem casca
  • 2 garrafinhas de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralada
  • 300 g de camarões secos sem cabeça
  • 3 cebolas roxas
  • Sal a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê

Modo de preparo Vatapá de pão

Para começar, umedeça os pães com água, e em seguida, coloque-os em uma peneira para escorrer.

No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata-os, exceto o azeite de dendê. Lembre de umedecer com o leite de coco.

Leve ao fogo e mexa constantemente até cozinhar, cerca de 20 minutos.

Caso fique muito grosso, adicione mais leite de coco. Por fim, acrescente o azeite de dendê e deixe por mais 10 minutos.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Vatapá de pão, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.