Vatapá Tradicional

Avalie este post

Gosta de uma receita regional brasileira? Hoje irei te ensinar a fazer uma incrível e que vai conquistar a sua família. Aprenda uma ótima Receita de Vatapá Tradicional que é uma verdadeira delícia.

A receita leva apenas 40 minutos de preparo, rendendo até 15 porções que são uma verdadeira maravilha da culinária e que você vai poder preparar sem grandes dificuldades.

Bom, a receita de vatapá tradicional é algo que muitas pessoas gostariam de fazer, porém, ainda encontram dificuldades por conta das receitas não serem claras o suficiente em sua forma de ensinar.

Mas isso não irá acontecer aqui. Nesta receita, irei ensinar o passo a passo detalhado para que você possa preparar essa incrível Receita de Vatapá Tradicional sem grandes dificuldades.

E para além do sabor e da facilidade que essa receita possui, também não podemos deixar de mencionar os diversos benefícios que o vatapá pode trazer para a nossa saúde.

E um dos ingredientes mais interessantes para comentarmos aqui é o camarão.

Caso você não saiba, o camarão é pobre em gordura e rico em proteínas, sendo um aliado ótimo para quem quer perder peso.

Além disso, o fruto do mar também é rico em proteínas que contém aminoácidos que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, desempenhando um papel fundamental na formação de hormônios, enzimas digestivas e até mesmo tecidos, como a pele e os nossos ossos.

O camarão é fonte de ômega-3, que contribui para a nossa saúde cardiovascular e está associado a um baixo risco de mortalidade por doenças do coração.

E se você quer aprender a fazer essa receita e aproveitar todos os seus benefícios, siga com a sua leitura e acompanhe o passo a passo que preparei para você.

Ingredientes Vatapá Tradicional

  • 1 kg de trigo
  • 1 tablete de caldo de camarão
  • Pimentinha verde a gosto
  • Sal a gosto
  • 2 cebolas médias
  • 2 kg de camarão
  • 2 pimentões
  • 2 tomates
  • 2 maço de cheiro verde pequenos
  • 200 ml de leite de coco
  • 200 ml de e dendê
  • 4 l de água
  • Pimenta ardosa a gosto (opcional)

Modo de preparo Vatapá Tradicional

Primeiramente, limpe os camarões e separe a cabeça para bater. Agora, ferva as cabeças usando cerca de 2l de água, e em seguida, bata no liquidificador (as cabeças com água) e peneire.

Reserve o caldo e despreze o miolo.

Dica de ouro: compre metade de camarão com casca e a outra metade sem casca, isso irá facilitar o processo.

Agora, lave os camarões e refogue juntamente dos temperos, pimentão e cebola. Pode adicionar um pouco de dendê também. Reserve.

Agora, dilua o trigo no liquidificador juntamente do soro das cabeças e coloque no fogo sem parar de mexer.

Ao mexer bem o conteúdo, você notará que ele irá começar a engrossar, e por isso, é preciso ir colocando o restante da água.

Agora, acrescente os demais ingredientes: leite de coco, dendê, pimenta ardosa, tablete caldo de galinha e sal. Caso tenha ficado muito grosso, coloque um pouco mais de água.

Sirva bem quente, juntamente de arroz branco escorrido. Bom  apetite!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Vatapá Tradicional, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.