Vatapá

5/5 - (1 vote)

O Vatapá é um prato cheio para o seu almoço, ótimo contra o colesterol e contra o câncer. Perfeito para completar sua mesa de almoço. Esse prato é uma iguaria tradicional brasileira que vale a pena provar, por isso aprenda hoje mesmo como preparar ele em casa. O preparo pode ser um pouco longo, porém os resultados são deliciosos.

O vatapá da receita de hoje é um prato muito comum no Nordeste e Norte do Brasil, mas não muito conhecido fora de lá. Ele é formado por um caldo espesso, que pode ser engrossado com pão amolecido ou farinha de trigo. O azeite de dendê e o leite de coco também são itens comuns no seu preparo.

Ele é uma opção muito usada para substituir o camarão usado na receita de vatapá original, ou seja, perfeito para quem não gosta do camarão ou não tem condições de comprar o mesmo.

Receita de Vatapá

Ingredientes

  • 2 Kg de postas de peixe
  • 1 Kg de camarões frescos
  • ½ Kg de camarões secos
  • 300g de amendoins torrados, sem pele
  • 200g de castanhas de caju torradas
  • 6 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 4 garrafinhas de leite de coco
  • ½ Kg de pão amanhecido
  • sal
  • 1 pitada de gengibre ralado
  • 6 tomates sem pele ou sementes
  • azeite de dendê
  • azeite comum

Modo de Preparo

Refogar 1 cebola grande e um dente de alho, mais 3 tomates, em azeite comum. Acrescentar as postas de peixe, pingar um pouco de água, colocar um pouco de azeite de dendê, e deixar em fogo brando. Refogar os camarões frescos da mesma maneira, ou seja, com 1 cebola, 1 dente de alho e 3 tomates, e também deixar cozinhando em fogo brando. Amolecer o pão em um pouco de leite de coco. Enquanto isso, bater no liquidificador ou moer no processador de alimentos as cebolas e os dentes de alho restantes, mais os amendoins, as castanhas de caju e os camarões secos, descascados e sem cabeça, e reservar. Ferver a seguir as cabeças dos camarões, e reservar o caldo. Colocar azeite de dendê em uma panela, juntar o restante do leite de coco e levar ao fogo, até ferver. Acrescentar então a essa mistura o caldo das cabeças de camarões e deixar em fogo brando. Depois de bater o pão amolecido no liquidificador até ficar com consistência de pasta, acrescentar o gengibre. Juntar todos os ingredientes à mistura de azeite de dendê com o leite de coco e o caldo das cabeças de camarões, menos os refogados de peixe e de camarão, que só devem ser acrescentados na hora de servir.

Benefícios do Vatapá

Você acabou de ver como preparar uma delícia de vatapá em sua casa. Apesar dele conter muitos ingredientes e um modo de preparo longo, ele é o substituto favorito dos nordestinos quando querem fazer uma espécie de torta mais saborosa e tem muito tempo para preparar essa delícia em sua cozinha.

O vatapá é uma opção deliciosa de prato para seu almoço ou jantar ter muito mais sabor. Sua textura também fica divina e você gasta menos dinheiro e tempo ao fazer essa opção alternativa de vatapá.

Além de ser uma delícia, o camarão no vatapá dessa receita oferece diversas vitaminas e fibras para ajudar em nossa digestão, energia e proteínas que fortalecem nossos ossos e músculos e ainda é super fácil no preparo. Dentro de poucos minutos é possível saborear essa delícia nordestina. Faça hoje mesmo esse prato da culinária nordestina e aproveite todo seu sabor junto a sua família. É uma opção de prato principal ou acompanhamento. Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso vatapá, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.