Chineque

Avalie este post

Para você que está em busca de uma receita diferente para fazer para a sua família, aqui vai uma alternativa que todos irão amar. Hoje, irei ensinar a fazer um delicioso Chineque, uma verdadeira maravilha doce que é bem simples de ser feita.

A receita leva 120 minutos de preparo, rendendo até 12 porções, o que é ideal para toda a sua família saborear essa delícia.

Bom, antes de qualquer coisa, é ideal que você saiba o que é um Chineque. Basicamente, se trata de um pão doce, com uma massa mais densa que a massa da cuca, que se trata de uma espécie de bolo.

A palavra “Chineque” advém do alemão, que significa “schnecke”, ou seja, caracol. Este é um dos formatos mais comuns do pão, sendo ele em formato espiral e em forma de massinha.

Mesmo que não se saiba ao certo como o doce chegou até aqui no Brasil, muitos atribuem a vinda do pão através dos alemães de Joinville-SC. Entretanto, há também quem diga que foram os próprios alemães de Curitiba que trouxeram o Chineque.

De toda forma, fato é que não existe um único morador da cidade de Curitiba que nunca tenha tomado café da tarde acompanhado de um fofinho, gostoso e macio doce chineque.

Há também uma outra confusão que é bem comum quando estamos falando de Chineque. Muitas pessoas acabam achando que o Chineque é a mesma coisa que uma cuca (ou sonho), e não é.

O chineque usa fermento biológico, que é usado para fazer os pães tradicionais, e a cuca, utiliza fermento químico em seu preparo.

Além disso, no chineque, a massa é enrolada após o recheio ser colocado. Na cuca alemã, a cobertura vai por cima. No sonho então, nem precisa explicar.

Ingredientes Chineque

  • 1 copo (requeijão) de leite morno
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico instantâneo
  • Farinha de trigo até dar ponto
  • 3 ovos inteiros
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 meia casca (de ovos) de óleo de soja

Opções de recheio

  • Doce de leite com coco
  • Geléia de sua preferência
  • Leite condensado com coco

Calda

  • 2 colheres de açúcar
  • 2 xícaras de leite

Modo de preparo Chineque

Massa

Em uma bacia, dissolva o fermento no leite, coloque o açúcar e misture tudo muito bem. Após fazer isso, coloque os ovos e o óleo (use a casca de ovo como medida) também e mexa.

Vá colocando a farinha de trigo até que a massa fique soltinha. Deixe descansar até que dobre de volume.

Em uma outra superfície enfarinhada, estique a massa com um role até – mais ou menos – um centímetro de espessura.

Corte as bordas de modo que forme um retângulo e vá colocando o recheio de sua preferência.

Espalhe o recheio escolhido em cima da massa em uma quantidade que cubra a superfície inteira e não escorra. polvilhe generosamente com o coco ralado.

Enrole a massa como se fosse um rocambole e corte em fatias.

Coloque em um tabuleiro untado com manteiga, de modo que haja um espaço entre cada um dos chineques.

Coloque mais coco por cima e deixe descansar até que dobrem de tamanho. Leve ao forno médio até que fiquem bem dourados.

Calda

Para fazer a calda, misture o leite juntamente do açúcar, leve ao fogo até que ferva e deixe reservado. Retire do forno e, com o chineque ainda quentes, derrame a calda por cima.

Espere esfriar e tenha um bom apetite.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Chineque, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.