Vatapá com farinha de trigo

Avalie este post

Você gosta das comidas regionais brasileiras? Então vai amar aprender essa Receita de Vatapá com farinha de trigo.

A receita é simples e prática, ficando pronta em cerca de 30 minutos e rendendo até 8 porções.

O Vatapá com farinha de trigo é um prato ideal para o seu almoço, um prato vegano e que tem excelentes benefícios para o nosso organismo, combatendo o colesterol e prevenindo o câncer.

No Nordeste e Norte do Brasil, o prato é muito comum, mas não tão conhecido fora de lá. Se você ainda não conhece, agora vai conhecer.

Basicamente, o vatapá é formado com um caldo espesso, esse que pode ser engrossado com pão amolecido ou mesmo farinha de trigo. Também é comum utilizar azeite de dendê e leite de coco em seu preparo.

É uma alternativa bem comum que é utilizada para substituir o camarão usado na receita de vatapá original, ideal para quem não gosta de camarão, tem alergia ou mesmo não quer gastar muito para comprá-lo.

O vatapá feito com farinha de trigo é uma opção deliciosa para o seu almoço ou jantar, uma variação do tradicional que vai conquistar a sua família.

Sua textura também fica divina e você vai gastar muito menos tempo e dinheiro com essa receita.

Além do sabor inconfundível, o camarão presente no vatapá também oferece uma variedade de vitaminas e fibras, essas que ajudam nossa digestão e também na reposição de energia, fortalecendo os nossos ossos e músculos.

Para quem adora uma comida típica brasileira, essa receita é mais que perfeita. Eu aconselho que você prepare hoje mesmo o vatapá com farinha de trigo e surpreenda a todos da sua casa.

Portanto, siga com a sua leitura e aprenda a fazer um delicioso prato com identidade brasileira!

Ingredientes Para Receita de Vatapá com farinha de trigo

  • 300 g de amendoim torrado e sem casca
  • 300 g de castanha torrada sem casca
  • 300 g de camarão salgado seco deixar alguns camarões inteiros
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • ½ kg de cebola branca
  • 150 ml de dendê
  • 300 ml de leite de coco
  • Sal a gosto

Como Fazer Receita de Vatapá com farinha de trigo

Preparo

Prepare uma mistura no processador com o amendoim, a castanha e o camarão. Reserve. No processador ou no liquidificador, coloque a cebola cortada em pedaços para fazer um creme.

Misturando os ingredientes

Coloque esse creme numa panela grande e refogue com um pouco de dendê e os camarões inteiros. Depois de refogados coloque a mistura do amendoim, castanha, camarão e refogue também, sempre com fogo baixo para não pegar. No liquidificador, bata 200 ml de leite de coco com a farinha de trigo e coloque junto com a mistura da panela.

Cozimento

Acrescente o restante do leite de coco e o dendê e, se houver necessidade, um pouco de sal. Se ficar muito grosso é só acrescentar mais leite de coco. Mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela.

Servir

Pode servir com frango ou moqueca de peixe e arroz.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Vatapá com farinha de trigo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.