Arroz doce

Avalie este post

O arroz doce é uma tradicional sobremesa da nossa gastronomia, que ainda tem aquela carinha de casa de vó, eu me lembro como se fosse ontem, sempre tinha arroz doce na casa das minhas avós, as minhas duas avós adoram preparar arroz doce, principalmente e dias chuvosos ou mais frescos. Acho que lembrei dessa receita porque estamos em um período chuvoso!

Ai, ai… Mas apesar das minhas lembranças o arroz doce é uma sobremesa muito gosta e característica e que inclusive pode ser servida tanto quente como frio, pois seu sabor se adapta ao gosto de cada um. Eu por exemplo prefiro o arroz doce servido bem geladinho, já a minha irmã prefere o arroz doce servido mais morninho. Ou seja, vai depender muito do gosto de cada um.

Portanto, independe do como vai ser servido o seu arroz doce, o importante é que essa deliciosa iguaria tem que ser bem feita, para ganhar aquela cara, aspecto de casa de vó mesmo, e claro ficar bem cremosinho! Para isso, basta seguir essa receitinha sensacional, que separei especialmente para você.

Ingredientes

  • 1 xícara e 1/2 de arroz
  • 2 xícaras e 1/2 de água
  • 5 xícaras de leite
  • 2 colheres (sopa) de baunilha
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • canela em pó e/ou em lascas a gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque o arroz, a água e a canela em uma panela e deixe cozinhar, em fogo médio, até secar a água.
  2. Em seguida coloque o leite, o açúcar e o leite condensado, mexendo sempre.
  3. Deixe cozinhar por 15 minutos.
  4. Agora coloque o creme de leite, enquanto mexe, deixe cozinhar por mais 5 minutos e desligue o fogo.
  5. Sirva em uma tigela e polvilhe canela em pó e decore com uma lasca de canela.

Informações adicionais

Caso goste e queira deixar seu arroz doce mais cremoso, basta acrescentar no seu cozimento algumas lascas de casca de laranja, pois além de dar um cheirinho mais atraente, também vai tornar o sabor do seu arroz doce um tanto quanto diferenciado.

O arroz doce também pode ser mais incrementado, caso ache interessante uma versão mais trabalhada e sofisticada prepare uma mistura crocante de açúcar com canela, torrada, e coloque sobre o seu arroz doce, já na tigela. Esse processo é bem rápido, basta colocar a misturinha de açúcar e canela em uma panela em fogo baixo, mexer bem devagar para formar torrões e desligar o fogo antes de começar a derreter.

  • Tempo médio de preparo: 20 minutos
  • Rendimento: 8 porções

Agora que você sabe como fazer aquele arroz doce maravilhoso, de dar inveja na família toda, que tal conhecer também outras receitas deliciosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? São muitas as opções, você vai adorar descobrir todas elas, até mesmo aquelas que você não gostava tanto assim. Você vai ver que cozinhar pode ser muito gratificante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.