Cuxá Rápido

Avalie este post

Se você gosta de experimentar comidas de diferentes regiões do Brasil, não pode deixar de experimentar o Cuxá Rápido, uma receita deliciosa e que vai te surpreender.

O prato leva apenas 30 minutos de preparo e rende até 10 porções, a quantidade ideal para toda a sua família saborear essa maravilha

Caso você não saiba, o Cuxá se trata de um prato maranhense, sendo um tipo de molho que é feito com vinagreira, uma planta muito comum no Maranhão, além de outras especiarias e a tradicional farinha de mandioca.

O nome cuxá vem dos índios, mais especificamente da língua tupi, que significa “o que conserva azedo”. 

Este é um prato que é feito com uma variedade grande de ingredientes naturais, e justamente por isso, é um ótimo presente para a nossa saúde.

O cuxá é ótimo por ser rico em vitaminas e antioxidantes, o que ajuda a fortalecer a nossa imunidade e conceder mais sabor aos diferentes pratos.

Dessa forma, hoje você tem aqui a oportunidade de experimentar uma receita nova, diferente do tradicional e que é feita com itens naturais, o que contribui para a melhora da sua dieta.

Por isso, não se deixe intimidar, principalmente se você não tem costume na cozinha e raramente prepara um prato na cozinha. Como é uma receita com poucos ingredientes e que é basicamente um molho, você não terá grandes dificuldades para preparar.

Ao seguir o modo de preparo com atenção, você conseguirá obter um excelente resultado final!

Sendo assim, para aprender a fazer o Cuxá Rápido, siga com a sua leitura, deixe os ingredientes a postos e vamos colocar a mão na massa!

Ingredientes Cuxá Rápido

  • ¼ de pimentão cortado pequeno sem as sementes
  • ¼ de cebola cortada pequena
  • Sal a gosto
  • 1 pimenta de cheiro cortada pequena sem as sementes
  • 1 tomate pequeno cortado pequeno sem as sementes
  • 1 colher (sopa) de molho pronto de tomate
  • 2 maços de vinagreira
  • Óleo

Modo de preparo Cuxá Rápido

Retire as folhas da vinagreira e as lave bem, colocando-as em uma vasilha posteriormente.

Após isso, misture com o pimentão, o tomate, a cebola e também a pimenta de cheiro. Acrescente o molho de tomate.

Em uma frigideira grande, esquente o óleo.

Quando estiver al dente, coloque a vinagreira com os temperos, batendo tudo muito bem até as folhas ficarem bem macias.

Adicione sal a gosto.

Caso ache melhor, coloque também um tablete de knorr sabor galinha caipira. Despeje tudo em uma vasilha e pronto, pode servir!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Cuxá Rápido, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.