Lambreta

3/5 - (1 vote)

Essa é para você que gosta da culinária brasileira e deseja aprender uma receita nova e diferente. Aprenda a fazer uma deliciosa Lambreta, uma receita baiana que é uma verdadeira delícia e vai te conquistar.

Bom, não pense que estamos falando das famosas motos italianas. Na verdade, a nossa lambreta só tem um “T” e é originária de Salvador, Bahia.

Nos botecos e restaurantes à beira-mar da capital baiana, é um dos aperitivos mais populares e preferidos da população da região e também dos turistas.

Apenas três estados brasileiros têm em sua costa litorânea a opção do molusco para servir: Sergipe, Alagoas e Bahia.

E o sabor da lambreta é muito excêntrico de cada estado,  já que características da água interferem diretamente no seu gosto. As que são colhidas na Baía de todos os Santos, por exemplo, são as maiores e também mais proteicas.

A lambreta pode ser cozida ao bafo, gratinada, frita à milanesa e também servida com massas. Nos bares da capital baiana, elas fazem um grande sucesso ao serem cozidas no bafo, juntamente de cebola, coentro e azeite de oliva.

E para além do molusco em si, é essencial beber o caldinho de lambreta, esse que é o resultado do cozimento das conchas e seus temperos. 

É uma receita pra lá de saborosa e que vai conquistar toda a sua família, pode ter certeza. Pois bem, e não pense que por ser um prato diferente do convencional, ele é difícil de ser preparado.

Muito pelo contrário, ao seguir o passo a passo abaixo, você conseguirá obter um resultado final incrível e que vai melhorar e muito o seu almoço em família.

Para aprender a fazer essa receita, siga com a sua leitura!

Ingredientes Lambreta

  • 1/4 de xícara de azeite
  • 1/4 de xícara de coentro picado
  • 1 cebola grande picada
  • 2 tomates cortados em pedaços
  • Suco de 2 limões
  • 3 kg de lambreta (marisco)
  • 4 xícaras de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo Lambreta

Para iniciar, coloque os temperos (exceto o coentro) e refogue em uma panela grande com azeite. Refogue por 5 minutos mexendo sempre.

Agora, coloque o coentro, a lambreta e a água.

Tampe a panela e deixe ferver até que as conchas da lambreta se abram. Retire os mariscos com a ajuda de uma escumadeira.

Sirva com caldo quente ou frio à parte.

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa receita de Lambreta, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.