Mondongo

Avalie este post

Que tal aprender um novo prato para o próximo almoço em família? Hoje, irei ensinar a fazer o Mondongo, ou dobradinha, chame como quiser. O prato é super delicioso e hoje você vai conhecer como é o seu preparo.

A receita não é tão difícil como alguns possam imaginar, levando apenas 120 minutos de preparo e rendendo até 8 porções que são uma verdadeira delícia.

Mondongo o que é?

Bom, em algumas regiões, como é o caso do Sul do país, a dobradinha é chamada de mondongo. Basicamente, é um prato feito com o bucho de animais, geralmente sendo do boi, que é cuidadosamente limpo e cozido com algumas especiarias mais.

Mas engana-se quem pensa que se trata de um prato legitimamente brasileiro, muito pelo contrário. O mondongo, ou dobradinha, é super tradicional na região Norte de Portugal, sendo muito famoso até mesmo nos poemas de Fernando Pessoa.

É na cidade do Porto que as pessoas mais consomem o prato, e por lá, o chamam de tripas, e ele existe desde o período de descobrimentos portugueses, por volta de 1415 e 1543.

O prato em si é bem farto e não leva apenas o estômago do boi, mas também outros tipos de carne, como mocotó, bacon e linguiça.

O mondongo possui uma série de benefícios para a nossa saúde, mesmo que a princípio não pareça. O prato é super nutritivo, contendo um alto índice de água, proteínas e muita fibra.

Além disso, a receita também é rica em potássio, sódio e fósforo. Tudo isso ajuda o nosso corpo a ter um melhor funcionamento do intestino, prevenindo doenças – como a diabetes – e reduzindo o colesterol no sangue.

Agora que você já conhece os benefícios e um pouco da história do prato, siga com a sua leitura e aprenda a fazer um delicioso Mondongo.

Ingredientes Mondongo

  • 2 kg de bucho 
  • 1 pé de boi (mocotó)
  • 2 cebolas
  • 2 cabeças de alho
  • 1/2 kg de bacon defumado
  • 1/2 kg de lingüiça calabresa
  • Folhas de louro
  • Sal a gosto (eu prefiro o tempero completo tipo arisco)
  • Pimenta vermelha
  • Óleo

Modo de preparo Mondongo

Em uma panela de pressão, coloque o bucho cortado em tiras, cobrindo-o com água para cozinhar e ainda sobrar um pouco.

Agora, coloque uma colher de sobremesa de tempero completo. Não cozinhe demais.

Em outra panela, coloque o mocotó cortado em pedaços, também cubra-o com água e coloque uma colher de tempero. Cozinhe.

Depois de cozidos e com o bucho macio (não derretendo) e o mocotó se desprendendo dos ossos, deixe o bucho cozinhando em outra panela onde você também colocará o mocotó.

Faça assim: pegue os dedos e metade da canela e metade do caldo e para a panela com o bucho.

O que sobrar (os tarugos da canela), descarne, soltando totalmente o couro e as carnes, retirando o tutano e colocando tudo no liquidificador.

Enquanto isso, deixa o bucho quieto em fogo baixo.

Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo, e o bacon picado e deixe fritar bem. Coloque também linguiça picada e, depois de fritos, adicione a cebola e deixe-a até dourar.

Adicione uma cabeça de alho picadinho e deixe fritar.

Agora, despeje na panela do bucho e deixe ferver, adicionando na sequência as folhas de louro e deixe o caldo espessar.

Pronto, agora é só saborear!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Mondongo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.