Que tal aprender um novo prato para o próximo almoço em família? Hoje, irei ensinar a fazer o Mondongo, ou dobradinha, chame como quiser. O prato é super delicioso e hoje você vai conhecer como é o seu preparo.
A receita não é tão difícil como alguns possam imaginar, levando apenas 120 minutos de preparo e rendendo até 8 porções que são uma verdadeira delícia.
Conteúdo
Mondongo o que é?
Bom, em algumas regiões, como é o caso do Sul do país, a dobradinha é chamada de mondongo. Basicamente, é um prato feito com o bucho de animais, geralmente sendo do boi, que é cuidadosamente limpo e cozido com algumas especiarias mais.
Mas engana-se quem pensa que se trata de um prato legitimamente brasileiro, muito pelo contrário. O mondongo, ou dobradinha, é super tradicional na região Norte de Portugal, sendo muito famoso até mesmo nos poemas de Fernando Pessoa.
É na cidade do Porto que as pessoas mais consomem o prato, e por lá, o chamam de tripas, e ele existe desde o período de descobrimentos portugueses, por volta de 1415 e 1543.
O prato em si é bem farto e não leva apenas o estômago do boi, mas também outros tipos de carne, como mocotó, bacon e linguiça.
O mondongo possui uma série de benefícios para a nossa saúde, mesmo que a princípio não pareça. O prato é super nutritivo, contendo um alto índice de água, proteínas e muita fibra.
Além disso, a receita também é rica em potássio, sódio e fósforo. Tudo isso ajuda o nosso corpo a ter um melhor funcionamento do intestino, prevenindo doenças – como a diabetes – e reduzindo o colesterol no sangue.
Agora que você já conhece os benefícios e um pouco da história do prato, siga com a sua leitura e aprenda a fazer um delicioso Mondongo.
Ingredientes Mondongo
- 2 kg de bucho
- 1 pé de boi (mocotó)
- 2 cebolas
- 2 cabeças de alho
- 1/2 kg de bacon defumado
- 1/2 kg de lingüiça calabresa
- Folhas de louro
- Sal a gosto (eu prefiro o tempero completo tipo arisco)
- Pimenta vermelha
- Óleo
Modo de preparo Mondongo
Em uma panela de pressão, coloque o bucho cortado em tiras, cobrindo-o com água para cozinhar e ainda sobrar um pouco.
Agora, coloque uma colher de sobremesa de tempero completo. Não cozinhe demais.
Em outra panela, coloque o mocotó cortado em pedaços, também cubra-o com água e coloque uma colher de tempero. Cozinhe.
Depois de cozidos e com o bucho macio (não derretendo) e o mocotó se desprendendo dos ossos, deixe o bucho cozinhando em outra panela onde você também colocará o mocotó.
Faça assim: pegue os dedos e metade da canela e metade do caldo e para a panela com o bucho.
O que sobrar (os tarugos da canela), descarne, soltando totalmente o couro e as carnes, retirando o tutano e colocando tudo no liquidificador.
Enquanto isso, deixa o bucho quieto em fogo baixo.
Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo, e o bacon picado e deixe fritar bem. Coloque também linguiça picada e, depois de fritos, adicione a cebola e deixe-a até dourar.
Adicione uma cabeça de alho picadinho e deixe fritar.
Agora, despeje na panela do bucho e deixe ferver, adicionando na sequência as folhas de louro e deixe o caldo espessar.
Pronto, agora é só saborear!
Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Mondongo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.