Picanha Suína ao molho barbecue

Avalie este post

Para quem ama um bom churrasco, a receita de hoje vai vir bem a calhar! Aprenda a fazer uma deliciosa Picanha Suína ao molho barbecue, uma verdadeira delícia rica em Zinco, Vitaminas B6 e B12 para você e sua família aproveitar.

E não se intimide pensando que a receita de Picanha Suína ao molho barbecue é difícil e só quem tem a prática da cozinha vai conseguir fazer. O passo a passo abaixo está bem didático e você vai conseguir fazer a receita sem maiores dificuldades.

Caso você não conheça, o Molho Barbecue é um tipo de molho para churrasco muito comum nos EUA, ele surgiu na região sul do país e seu nome significa justamente “churrasco”.

A palavra barbecue vem de “barbacoa”, termo utilizado pelos nativos para nomear as carnes que eram assadas em buracos no chão. porém, os franceses, afirmam que a origem do termo advém de “barbe à queue”, ou seja, “barba à cauda”, que é utilizada para nomear uma rés assada inteira no espeto.

O molho barbecue é normalmente utilizado para acompanhar carnes assadas, principalmente aquelas de origem suína, que pode ser pincelada na carne durante a sua cocção ou então quando ela está no ponto para ser servida.

Assim como qualquer receita que viaja de uma cultura à outra, há uma série de outras variáveis ao mesmo molho, entretanto, é normal encontrar tomate e vinagre em todas elas.

Nos Estados Unidos, a receita sofre com variações de acordo com o seu estado de origem. No Kansas, por exemplo, ele costuma ser mais espesso, picante e até mesmo doce em alguns casos, levando melaço ou açúcar mascavo em sua composição.

Os molhos barbecues feitos à base de tomate são os mais comuns, mas há também as versões feitas com base na maionese e com aplicação mais voltada à carne de frango.

Ingredientes Picanha Suína ao molho barbecue

  • Picanha suína temperada com alho e sal
  • 2 xícaras de catchup
  • 1/4 xícara de chá de vinagre de maçã
  • 1/4 xícara de chá de água
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 cebola roxa pequena
  • 3 dentes de alho inteiros
  • 1 colher de pimenta do reino

Modo de preparo Picanha Suína ao molho barbecue

Asse a picanha suína temperada em forno pré-aquecido a 180° por aprox. 50 mins, coberta com papel alumínio.

Retire o Papel e deixe mais 15 minutos para dourar.

Retire do forno, deixe descansar 10 minutos e fatie.

Molho barbecue

Combine em uma panela todos os ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo até que fique homogêneo e levemente espesso.

Retire e descarte os dentes de alho e a cebola roxa.

Coloque o molho barbecue sobre as fatias de picanha suína e sirva quente.

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Picanha Suína ao molho barbecue, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.