Risoto de quatro queijos

Avalie este post

Para os amantes de queijo que estão em busca de uma receita para os dias frios do ano que estão por chegar, a dica de hoje vai agradar bastante. Aprenda a fazer um delicioso Risoto de quatro queijos, uma maravilha da culinária que cai super bem em um jantar em família ou mesmo num encontro romântico.

E além de super delicioso, o Risoto de quatro queijos também é muito saudável. Repleto de vitaminas B e Zinco, o risoto é simples e prático de se fazer e ideal para quem busca uma receita diferenciada.

O risoto é um prato altamente apreciado na gastronomia atual, um verdadeiro sucesso e quase que unânime entre as pessoas. É possível servir o risoto como entrada ou prato principal, acompanhado de um bom vinho, a experiência fica melhor ainda.

Sendo de origem italiana, a palavra risotto significa “pequeno arroz” ou “arrozinho”. Assim como a maior parte dos pratos mais antigos, há diversas histórias diferentes e lendas sobre a sua origem.

Segundo o que dizem alguns historiadores, o prato teria surgido na região da Lombardia, norte da Itália, em meados do século XI, quando o sul do país era dominado pelos Sarracenos, povo que introduziu o grau que é usado na preparação do prato. A partir da Sicília, o produto tomou o rumo da região norte da Itália.

A receita mais famosa do prato, entretanto, surgiu apenas no século XVI, segundo o que conta os pesquisadores. Criado pelo mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da Catedral de Milão em uma história pra lá de curiosa.

Conta-se que, por conta de ciúmes que sua filha iria casar-se, o mestre deixou cair açafrão – corante muito comum de ser utilizado em obras de arte, no risoto que estava sendo preparado para o casamento.

O objetivo era estragar a receita, mas acabou melhorando-a. Os convidados amaram e, naquele momento, surgiu o Risotto alla Milanese,

Enfim, agora que você conhece a história do Risoto, vamos ao que mais importa: a receita do Risoto de quatro queijos!

Ingredientes Risoto de quatro queijos

  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 dente de alho picadinho
  • 3 copos (americano) de arroz para risoto
  • 1 litro de água
  • 3 sachês de tempero pronto de sua escolha (ou temperos de sua preferência)
  • 1 colher (sopa) de requeijão
  • 1 peça pequena de queijo gorgonzola
  • 1 peça pequena de queijo parmesão
  • 1 peça pequena de queijo gouda

*Os queijos podem ser substituídos por outros de sua preferência

Modo de preparo Risoto de quatro queijos

Despeje os temperos na água e coloque para ferver.

Corte os queijos em cubinhos.

Em uma panela, coloque o arroz, o alho picadinho e uma colher de margarina, deixe fritar por aproximadamente 5 minutos.

Adicione uma pequena quantidade de água e mexa até secar a água. Então, repita este procedimento por 40 minutos, sempre mexendo o arroz para não grudar.

O arroz deverá ficar al dente, mas não duro. Quando atingir esta consistência, adicione os queijos já picados e o requeijão.

Continue mexendo até que os queijos se derretam, então desligue o fogo.

Adicione a outra colher de margarina e sirva.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Risoto de quatro queijos, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.