Gamme e Fatti

Avalie este post

Gamme e Fatti: O Oriente Médio é uma região que possui uma culinária muito forte e enraizada, uma das receitas mais servidas é o gamme e fatti. Não se sabe muito bem a origem desta receita, mas eles a utilizavam como uma forma de não passar fome e aproveitar todos os miúdos e restos do animal.

Se você deseja provar e conhecer uma receita é uma excelente oportunidade para se conectar a culinária e cultura dos países árabes. Esta receita possui um sabor muito característico que para algumas pessoas pode ser muito forte, mas se tratando de miúdos e comida árabe é absolutamente normal.

Para a realização desta receita, você poderá ver que alguns ingredientes são bem específicos, você poderá encontrá-los ou em casas de venda de alimentos árabes ou em açougues grandes que disponibilizam uma vasta opção de tipos de carne, miúdos e cabeças de animais. Fora isso, você encontra facilmente todos os ingredientes no mercado mesmo.

Ingredientes para o Gamme e Fatti

– tripas e miúdos de carneiro limpos e lavados;
– alguns mocotós e uma cabeça de carneiro;
– pão sírio torrado e cortado em pedaços;
– coalhada fresca misturada com sal e alho socado;
– amêndoas e pinhõezinhos dourados na manteiga ;

Recheio: 

1kg de carne de carneiro moída
1 xícara (chá) de arroz
pimenta síria
pinhõezinhos
sal 

Modo de Fazer Gamme e Fatti

Para limpar bem as tripas, lave-as com água e sal virando várias vezes do avesso e esfregando durante uma semana e, à noite, deixando de molho em água e sal. Depois disso, prepare o recheio misturando a carne de carneiro com o arroz, a pimenta, o sal e os pinhõezinhos, até ligar. Recheie o bucho e as tripas finas. Costure. À parte, numa panela grande, coloque os mocotós e a cabeça de carneiro, e deixe-os fervendo em água e sal. Se a água ficar escura, troque-a por outra, também fervente. Após algum tempo, acrescente os miúdos e as tripas. Passe o caldo, através de uma peneira, para outra panela. Tire a carne da cabeça do carneiro e dos mocotós e jogue-a na outra panela, junto com as tripas e os miúdos. Arrume numa travessa grande o pão sírio, colocando sobre ele a carne picada com o caldo fervente e as tripas e miúdos cortados. Cubra o prato com a coalhada e, por cima desta, coloque as amêndoas e os pinhõezinhos. 

Informações adicionais

Gostou de conhecer informações sobre a receita gamme e fatti? Essa receita possui gostos muito característicos e você irá adorar experimentar!

É sempre importante pontuar que no “modo de fazer” deve ser cumprido todas as orientações que foram colocadas, pois as tripas devem ser muito bem limpas para que não haja nenhum outro problema e nem contamine toda a receita com os excrementos.

Todas as carnes, temperos e oleaginosas devem ser muito bem higienizadas, afinal isso deixará a sua receita ainda mais gostosa.

Você pode também aproveitar que vai fazer essa receita e realizar alguns acompanhamentos para ela. Dê preferência a acompanhamentos mais leves como saladas e molhos, pois o prato em si já é mais pesado por conta carne e arroz. 

Fora isso, você irá amar essa receita, pois ela é muito completa e possui diversos benefícios que são provenientes dos miúdos, pois eles são extremamente proteicos e cheios de vitaminas.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso gamme e fatti, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.