Empadinha de leite condensado

Avalie este post

Que tal aprender a fazer uma deliciosa Empadinha de leite condensado? Sim, é uma receita que não é tão comum ver por aí, porém, garanto que é super deliciosa e você vai adorar.

O seu preparo é bem simples e não leva muito tempo.

Bom, sem dúvidas, uma das maiores estrelas dos bares e botecos brasileiros é a empada. Com muito carinho, ela é chamada de empadinha, sendo um petisco com longa história de existência.

De origem portuguesa, ela chegou ao território nacional com a colonização, e desde então, é muito pedida nos quatro cantos do Brasil.

A empadinha surgiu em meados do século XIX, nos pastelões portugueses, sendo tortas grandes salgadas e com diversos recheios.

Na época, haviam versões pequenas dos pastelões, conhecidas também como “empadas de caixa”. As empadas e os empadões faziam muito sucesso com as refeições servidas para os membros e fiéis da Igreja Católica, quando estes não podiam comer carne.

Os recheios mais tradicionais das empadas são de frango, camarão, palmito, carne, queijo e como irei ensinar hoje, recheios doces, como leite condensado.

Aqui no Brasil, existem lanchonetes especializadas em vender empadas, e nelas, o maior atrativo é a infinidade de sabores de recheio.

Enfim, a realidade é que a empadinha é uma verdadeira tradição e não só aqui no Brasil. É um petisco super delicioso para comer junto com um acompanhamento líquido, como um refrigerante ou uma cerveja gelada.

Se você quer aprender a fazer essa receita em sua versão doce, abaixo você confere um passo a passo incrível de como preparar essa maravilha.

Leia com atenção a receita da Empadinha de leite condensado e bom apetite!

Ingredientes Empadinha de leite condensado

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de margarina
  • Aproximadamente 1 lata e 1/2 de leite condensado, depende do tamanho da forminha de sua empadinha.

Modo de Preparo Empadinha de leite condensado

Primeiramente, misture em uma tigela a farinha de trigo, o açúcar e a gema até que fique homogêneo. Se achar necessário, coloque mais trigo para a massa desgrudar da mão.

Agora, coloque a massa na forma de empada com se fosse uma empadinha de festa mesmo. Adicione o leite condensado até que atinja metade da forminha. Não tampe a empadinha, ela ficará aberta.

Pré-aqueça o forno e leve as empadinhas por cerca de 40 minutos ou até que fiquem levemente douradas. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e pronto, pode servir!

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Empadinha de leite condensado, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.