Chimarrão

5/5 - (2 votes)

Se você sempre quis experimentar e fazer em casa essa tradicional receita sulista, essa é a sua oportunidade. Hoje irei ensinar uma ótima Receita de Chimarrão, uma delícia que você pode fazer nos dias mais frios.

A receita é bem fácil e prática, levando apenas 20 minutos de preparo e rendendo 1 porção que é bem simples de ser feita.

Caso você não conheça – o que acho difícil – saiba que o Chimarrão é o nome dado a uma bebida feita com erva-mate, sendo muito popular na Região Sul do Brasil e em estados do Paraná, Rio Grande do Sul e também Santa Catarina.

O chimarrão tem um sabor fresco e bem suave, o que o torna uma excelente alternativa em relação a outras ervas.

A bebida é uma herança dos índios guaranis que habitavam a região que hoje é o Paraguai e estado do Paraná.

Curiosidade: você sabia que o chimarrão chegou a ser proibido durante o século XVI? Isso mesmo, a bebida era considerada “erva do diabo” pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. Porém, a partir do século XVII, os mesmos passaram a incentivar o seu uso com a pretensão de afastar as pessoas do álcool.

Na história do Paraná, a erva-mate foi responsável pelo crescimento econômico, social e político do estado, sendo por muitos anos o sustentáculo da economia do estado.

Enfim, agora que você conhece um pouco da história do chimarrão, que tal aprender a fazer em casa?

Portanto, siga com a sua leitura, deixe os ingredientes já separados e vamos aprender a fazer essa deliciosa bebida tradicional do Sul do Brasil!

Ingredientes Chimarrão

  • Erva-mate a gosto
  • Água morna

Modo de preparo Chimarrão

Para começar, encha a cuia completamente com erva-mate. Após isso, agite suavemente de cima para baixo para que saia um pouco da poeira da erva.

Cubra o topo da cuia e incline-a quase que horizontalmente, cobrindo um lado com erva e deixando o outro lado vazio.

Retorne lentamente a cuia à posição original, pressionando suavemente a erva.

Coloque água morna no lado vazio até que o recipiente esteja quase completamente cheio e pronto!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Chimarrão, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.