Arroz Maria Isabel

5/5 - (1 vote)

O arroz é um dos alimentos mais consumidos do Brasil. Além de saboroso, é também um prato com um ótimo índice nutricional. Pois bem, e para você que gosta de inovar ao preparar o seu arroz, aprenda a fazer o Arroz Maria Isabel, uma receita incrível e que vai te conquistar.

A receita é bem prática e fácil de ser feita, levando apenas 30 minutos de preparo e rendendo até 10 porções que são uma verdadeira delícia.

Bom, não é difícil entender o motivo pelo qual o Brasil coleciona tantos pratos que utilizam o arroz como ingrediente principal. Para você ter uma ideia, o país colhe mais de 14 milhões de toneladas do alimento por safra.

E o Arroz Maria Isabel é um desses pratos.

Não é por acaso que ele leva o nome de mulher, segundo o que diz a sua história de origem, o arroz Maria Isabel surgiu entre as famílias mais pobres que habitavam o interior do estado do Piauí

O prato começou a ser feito para que as mulheres também pudessem se alimentar de carne, já que na época apenas os homens consumiam. Basicamente, uma mãe decidiu pegar um pedaço de carne do alforje do marido que haviam ido trabalhar, partindo em cubinhos e cozinhando juntamente de arroz.

Ao servir para a família, decidiu colocar o nome de suas filhas: Maria e Isabel.

Não é possível precisar com certeza a data em que a receita foi criada, mas estima-se que isso ocorreu entre as décadas de 1920 e 30.

Enfim, agora que você já conhece um pouco da história do prato, venha aprender a fazer a receita. 

O passo a passo abaixo vai te ensinar de forma simples como preparar esse delicioso Arroz Maria Isabel. Siga lendo e confira!

Ingredientes Arroz Maria Isabel

  • 1 kg de arroz
  • 1 cabeça de alho
  • 1 kg de carne de sol picada
  • 2 maços de cheiro verde
  • 2 cebolas
  • 4 folhas de louro
  • 4 pimentas de cheiro
  • 50 ml de óleo
  • 10 ml de azeite de oliva

Modo de preparo Arroz Maria Isabel

Primeiramente, lave a carne seca picada e depois coloque para dourar em óleo quente. Logo após, acrescente a cebola e o alho e refogue-os bem.

Adicione o arroz e misture os temperos e a carne seca. Coloque agora a água quente e a pimenta de cheiro cortada ao meio.

Abafe a panela e aguarde até que o arroz fique bem soltinho.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Arroz Maria Isabel, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.