Crème brûlée de arroz-doce da Ana Maria Braga

Avalie este post

O crème brûlée de arroz-doce da Ana Maria Braga é uma deliciosa sobremesa que inclusive é uma daquelas guloseimas que é diferente de tudo que eu já experimentei nessa vida, pois além de oferecer um delicioso sabor de arroz doce com casquinha de açúcar caramelada, a iguaria também é muito vistosa, fator que a torna uma opção bem convidativa e atraente, o que também faz com que a comemos com os olhos.

Inclusive a primeira vez que testei fazer a incrível, diferente, surpreendente e extremamente saborosa nova versão da sobremesa clássica francesa aqui em casa, para um jantar especial com a namorada do meu filho mais velho, o crème brûlée de arroz-doce da Ana Maria Braga fez o maior sucesso, não teve quem não elogiasse. Afinal de contas, além de uma aparência maravilhosa, daquelas de encher os olhos e nos fazer salivar a iguaria ainda é muito saborosa.

Então agora que você já conhece todos este motivos encantadores para experimentar esse crème brûlée de arroz-doce da Ana Maria Braga, que tal conferir a receita completa dessa magnifica sobremesa, que inclusive foi ao ar, como reprise, no programa Encontro com Fátima Bernardes desta quarta-feira linda e ensolarada? Tenho certeza de que além de alegrar bastante o dia de todos aí da sua casa, seu dia também vai ficar bem mais doce e leve. Curtiu a ideia? Então bora conferir a receita abaixo!

Ingredientes

  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite de coco (315 g)
  • 1 pau de canela médio
  • 5 cravos da índia
  • 1/3 de xícara (chá) de arroz branco cru (70 g)
  • 1/2 xícara (chá) de leite condensado (197 g)
  • 1/2 xícara (chá) de requeijão (130 g)
  • 2 ovos inteiros
  • 2 colheres (sopa) de coco ralado desidratado (10 g)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal (115 g)

Modo de preparo

  1. Coloque o leite de coco, o pau de canela e os cravos em uma panela em fogo médio e deixe cozinhar por 2 minutos.
  2. Em seguida desligue o fogo, adicione o arroz branco cru, tampe a panela e deixe descansar por 1 hora.
  3. Passado esse tempo, destampe a panela, descarte os cravos e o pau de canela e reserve o arroz com leite de coco.
  4. Depois coloque o leite condensado, o requeijão, os ovos e o arroz com leite de coco  em um liquidificador e bata por 5 minutos.
  5. Então despeje o líquido do liquidificador em uma peneira forrada com pano fino, dentro de uma tigela.
  6. Será necessário juntar as pontas do pano e ir apertando pacientemente, com força média e delicada para retirar todo o líquido, com cuidado para não rasgar o pano, então reserve.
  7. Após coar todo o liquido da mistura basta descartar o que ficar no pano.
  8. Em seguida acrescente na tigela o coco ralado desidratado e misture até obter uma mistura bem homogênea.
  9. Agora basta distribuir a mistura em potinhos individuais, que deve estar dentro de uma assadeira com água morna.
  10. Por fim é só cobrir a assadeira com potinhos em banho-maria com papel alumínio e lavar ao forno preaquecido a 160 °C por 45 minutos.
  11. Passado este tempo é só retirar do forno, colocar em um prato e levar à geladeira para gelar.
  12. Após gelar, polvilhe açúcar cristal, doure com um maçarico e sirva em seguida.

Informações adicionais

O uso do maçarico no acabeamento do crème brûlée de arroz-doce da Ana Maria Braga é indispensavel, pois como o cozimento da sobremesa é todo feito em forno, com a iguaria totalmente coberta por papel alumínio, para que cozinhe igualmente, ele saí do forno bem branquinho e o acabamento com o utensílio torna a sobremesa mais convidativa e bonita.

  • Tempo médio de preparo: 03:20 hrs
  • Rendimento médio: 5 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilhosa receita de crème brûlée de arroz-doce da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis e bem simples de preparar que inclusive podem ajudá-lo a variar o cardápio da sua casa.

Reforço que essa receita de crème brûlée de arroz-doce da Ana Maria Braga  foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes de um quadro culinário de reprise que mostra nossa querida apresentadora Ana Maria Braga apresentando pratos e sobremesas incríveis.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/brulee-de-arroz-doce/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.