Biscoito Amanteigado Monteiro Lopes

Avalie este post

Para quem gosta de biscoitos, hoje irei ensinar a preparar uma opção tradicional brasileira e que tem a cara da região norte do nosso país. Aprenda a fazer uma deliciosa Receita de Biscoito Amanteigado Monteiro Lopes, uma verdadeira maravilha que vai te conquistar.

A receita do Biscoito Amanteigado Monteiro Lopes é bem prática e rápida, levando apenas 40 minutos de preparo.

Caso você não conheça, o Monteiro Lopes é um biscoito super fácil de ser feito, sendo uma receita bem antiga e que é passada de geração em geração. Sua origem remete ao século XIX e tem o Pará como Estado de origem.

O biscoito amanteigado possui duas cores, uma com um lado mais claro e outro de chocolate polvilhado com açúcar. Sua presença é comum em festas de aniversário, além de confraternizações e também costuma-se encontrar em padarias de algumas cidades.

Entretanto, a sua origem é um tanto controversa. Há aqueles que contam que um padeiro fazia um biscoito de chocolate e outro branco. Porém, após o casamento de seus filhos, eles teriam juntado ambos os biscoitos, deixando de serem concorrentes e batizando de Monteiro Lopes, alusão aos sobrenomes das famílias.

Mas lembre-se de que isso é apenas o folclore que existe em torno do biscoito, pois não há uma origem específica para o surgimento do doce e nem como ela aconteceu de fato.

Existem também uma linha de confeiteiros e especialistas no tema que defendem que o doce teria tido fortes influências portuguesas, já que na região de Estremadura existe um biscoito tradicional muito parecido com o Monteiro Lopes, chamado de Areias, que é feito de açúcar, manteiga e trigo.

Enfim, fato é que o biscoito é uma delícia e você precisa provar. Para aprender a fazer o Biscoito Amanteigado Monteiro Lopes, siga com a sua leitura!

Ingredientes Biscoito Amanteigado Monteiro Lopes

  • 250g de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo Biscoito Amanteigado Monteiro Lopes

Para começar, junte a farinha de trigo juntamente com a margarina em uma vasilha, até obter uma massa que seja maleável e homogênea.

Após estar bem encorpado, faça pequenas bolinhas do tamanho de brigadeiros, enrolando após isso em um canudo, lembrando de deixar as pontinhas afinadas.

Coloque em uma assadeira sem polvilhar e sem untar.

Asse por cerca de 25 minutos. Os biscoitos estarão prontos quando estiverem soltando do fundo.

Após retirar do forno, deixe esfriar. Enquanto isso, prepare uma xícara com as três colheres de achocolatado e as 2 colheres de água em temperatura ambiente. Reserve.

Após os biscoitos estarem frios, pegue uma delas e afunde até a metade do achocolatado. Enrole no açúcar.

Faça isso com as demais e pronto, basta saborear!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Biscoito Amanteigado Monteiro Lopes, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.