Furikake

Avalie este post

Gosta de comida japonesa? Então você vai adorar a dica que trouxe hoje aqui. Saiba Como fazer Furikake | Receita Japonesa Tradicional, uma maravilha de origem japonesa que você, sua família, seus amigos e convidados irão adorar.

A receita não é complicada de ser feita, principalmente pelo fato do passo a passo abaixo ser bem didático e autoexplicativo.

Porém, talvez você ainda não saiba o que é o Furikake e por isso vou te dar uma leve explicação do que se trata.

O tempero furikake é um dos temperos japoneses mais populares, se não for aquele mais popular.

Basicamente, se trata de uma mistura de ingredientes típicos do país, que inclui também nori, sementes de gergelim e flocos de um atum seco, denominado de bonito.

Os flocos do atum são secos, embebidos de molho de soja e secos novamente.

Vale destacar que existem vários tipos de tempero furikake, com ingredientes como pó de miso e flocos de pimenta.

O Furikake foi feito pela primeira vez por um farmacêutico chamado Suekichi Yoshimaru, que no início, pretendia que a população usasse apenas como um suplemento de cálcio, e não propriamente como um tempero.

A mistura original foi chamada de gohan no tomo, algo como “amigo do arroz ou amigo para o arroz” e os ingredientes incluiam sementes de papoula, ossos de peixe e sementes de gergelim e nori, ambos que ainda continuam sendo incluídos nas versões atuais do Furikake.

Enfim, a verdade é que se trata de um tempero muito saboroso e que dá um acabamento incrível para diversos pratos ocidentais. Para comer com arroz branco, é uma verdadeira maravilha!

Aprenda abaixo como fazer o Furikake.

Ingredientes Furikake

  • 15 g de Katsuobushi (peixe bonito em flocos) Pode ser substituído por 1 colher de chá de Hondashi
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de saquê
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1 colher de chá de Hondashi
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 folha de alga para sushi picada
  • 30g de gergelim tostado

Modo de preparo Furikake

Comece triturando no liquidificador o Katsuobushi. Após isso, em uma vasilha adicione juntamente ao Katsuobushi triturado, o gergelim torrado, o hondashi, o shoyu, o saquê, o açúcar e o sal.

Misture bem e espalhe em uma forma forrada com papel manteiga.

Leve ao forno a 160°C por 20 minutos. Retire do fogo, use o hashi para soltar os grãos e volte para o forno por mais 10 minutos.

Agora, coloque 1 folha de alga picada e pronto, pode comer juntamente do arroz!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Furikake, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.