Bolo de cenoura fácil

Avalie este post

Essa receita é para você que gosta de bolo macio e saboroso. Aprenda a fazer um Bolo de cenoura fácil, uma verdadeira delícia que vai mudar o seu café da manhã ou da tarde.

O bolo é super prático e rápido de ser feito, então não precisa se assustar caso você não tenha costume com a cozinha.

Super deliciosa, a receita é um verdadeiro clássico da confeitaria mundial. Sua origem não é bem definida, mas estudiosos da culinária estimam que o bolo de cenoura surgiu a partir de receitas de pudins de cenoura que existiam na época medieval.

Nesse período, ingredientes como o açúcar eram bem caros, e por isso, a cenoura foi utilizada como uma substituta adocicada.

As referências mais antigas que os especialistas encontraram sobre a receita remontam ao século 18.

Hoje em dia, os americanos têm muito o costume de servir o bolo de cenoura com o chamado cream cheese, o que não ocorre no Brasil. Nas terras tupiniquins, a tradição é usar uma calda de chocolate como cobertura.

No país, o bolo é tão adorado que até tem uma data especial para chamar de sua: 3 de fevereiro, onde comemora-se o dia nacional do Bolo de Cenoura.

Enfim, independentemente de como a receita é feita ou que cobertura ela leva, é fato que o bolo de cenoura é um perfeito acompanhamento para o café da manhã ou da tarde. Na verdade, o bolo é bom a qualquer hora do dia!

Enfim, vamos ao que realmente importa! Abaixo, eu reuni em detalhes todos os passos que você precisa dar para fazer a receita de bolo de cenoura fácil.

Mesmo que você não tenha costume de cozinhar, vai conseguir ter um resultado final saboroso, pode confiar!

Portanto, siga com a sua leitura e aprenda a fazer essa delícia de Bolo de cenoura fácil!

Ingredientes Bolo de cenoura fácil

  • 2 Cenouras descascadas e picadas
  • 4 Ovos médios
  • 1,5 Xícara de Chá Açúcar
  • 2 Xícara de Chá Farinha de trigo
  • 1 Colher de Sopa Fermento químico em pó
  • 1 Pitada Sal
  • 1/3 Xícara de Chá Água
  • 1/3 Xícara de Chá Chocolate em pó
  • 1 Colher de Sopa Manteiga sem sal

Modo de fazer Bolo de cenoura fácil

Primeiro você junta as cenouras descascadas e picadas, os ovos, o óleo e o açúcar em um liquidificador e bata bem até obter uma massa cremosa e homogênea.

Posteriormente você junta em um refratário a farinha de trigo com a mistura obtida do liquidificador, misture bem até incorporar todos os ingredientes.

Por fim acrescente a pitada de sal e o fermento químico em pó.

Unte uma fôrma para bolo com margarina e farinha de trigo, despeja a massa cremosa e coloque para assar em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos.

Em uma panela em fogo médio, acrescente a água, o açúcar, o chocolate em pó e a manteiga sem sal. Mexa bem os ingredientes até obter uma calda mais cremosa, isso pode levar cerca de 5 minutinhos.

Desligue o fogo e retire a panela do contato com a boca do fogão. Deixe a calda esfriar (isso levar mais ou menos uns 10 minutos).

Despeje a calda de chocolate no bolo de cenoura.

Sirva em seguida.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Bolo de cenoura fácil, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.