Bolo de cenoura caseiro

Avalie este post

O bolo de cenoura caseiro é um tipo de quitute bem tradicional e popular na cultura alimentar da maioria dos estados brasileiros, pois além de proporcionar um sabor bem típico o bolo de cenoura caseiro ainda costuma agradar a maioria das pessoas, já que é um grande clássico na nossa gastronomia popular.

Eu sou um pouco suspeita para falar, pois sou completamente apaixonada pela iguaria, inclusive eu considero o bolo de cenoura caseiro um dos mais saborosos e atraente que existe, mesmo sendo um dos mais difíceis também. Principalmente porque a maioria das pessoas erram o ponto e deixam que ele sole, o que pode ser evitado com algumas pequenas dicas muito valiosas.

Portanto, se você assim como eu adora bolo de cenoura, mas ainda não achou um receita que dê certo, que tal testar essa receitinha de bolo de cenoura caseiro que separei para você? Basta seguir a receita e as dicas passo a passo que garanto que seu bolo de cenoura caseiro ficará bem fofinho, digno de muitos elogios. Gostou da ideia? Então confere a receita completa abaixo.

Ingredientes

Massa

  • 2 cenouras médias descascadas e picadas em rodelas
  • 3 ovos inteiros
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara (chá) de açúcar peneirada
  • 1 colher (chá) de fermento em pó peneirado

Cobertura

  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Massa

  1. Coloque as cenouras, os ovos e o óleo em um liquidificador bata até obter uma mistura bem cremosa e homogênea. Então reserve.
  2. Em seguida coloque a farinha de trigo e o açúcar em uma tigela grande e misture até incorporá-los completamente.
  3. Então despeje, delicadamente e enquanto mexe, com a mistura de cenoura, ovos e óleo na farinha com açúcar. Mexa até obter uma massa bem lisinha e homogênea.
  4. Depois coloque o fermento em pó e misture delicadamente para incorporá-lo completamente a massa.
  5. Por fim basta despejar a massa em uma assadeira untada, e leva ao forno preaquecido em temperatura média (180° C) para que asse por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
  6. Durante esse tempo não abra o forno, para que seu bolo não sole. Além disso também evite retirar o bolo assim que estiver assado, deixe a porta do forno entreaberta e deixe que esfrie delicadamente.

Cobertura

  1. Coloque a margarina, o leite condensado, o chocolate em pó e o leite em uma panela e misture até obter um creme bem homogêneo.
  2. Em seguida leve essa panela ao fogo médio e deixe que cozinhe, enquanto mistura, até que obtenha a textura de cobertura desejada.
  3. Por fim basta despejar a cobertura ainda morna sobre o bolo frio ou morno.
  4. Sirva somente após esfriar completamente.

Informações adicionais

Caso deseje que seu bolo de cenoura caseiro fique ainda mais saborizado basta acrescentar um pouco de pedacinhos de cenoura triturada em pequenos pedaços a massa, assim ela fica mais bonita e característica.

Mas lembre-se de ficar de olho na proporção de cenoura da receita, pois se acrescentar muita cenoura a sua massa pode solar e seu bolo de cenoura caseiro ficar empaçocado e massudo.

Outra dica para evitar que seu bolo sole é ficar de olha na temperatura e tempo de forno e claro o processo de resfriamento do bolo após assado, pois caso é importante não fazer mudanças bruscas de temperatura.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já sabe como fazer um simples e delicioso bolo de cenoura caseiro, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, pães e guloseimas incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.