Caldo de Macaxeira com Charque

5/5 - (2 votes)

Que tal aprender a fazer uma receita nova e diferente para surpreender a sua família no próximo final de semana? Então você vai amar aprender a fazer esse delicioso Caldo de macaxeira com charque, uma receita tradicional brasileira e que é uma verdadeira delícia.

Bom, não há como discutir que a mandioca é um dos principais ingredientes que compõem a gastronomia brasileira. Juntamente do arroz e do feijão, a mandioca – ou macaxeira, como também é chamada – é um produto tipicamente nacional, sendo consumidos do norte ao sul do país.

A mandioca é um ingrediente que, mesmo antes de qualquer europeu pisar na América, já era consumida do sul do continente até o México.

Também chamada de Aipim ou Macaxeira, ela é super versátil e a base de muitos pratos típicos do nosso país, também se derivando dela diversos produtos como a farinha, polvilho, tapioca, cachaça e até mesmo o etanol, já que ela também é uma das matérias-primas do combustível.

Quando os europeus pisaram em solo sul-americano e descobriram a mandioca, ficaram impressionados com ela, tanto por sua adaptabilidade, como por sua resistência e fartura.

Na época do Brasil colônia, a mandioca era uma das bases da alimentação, sendo muito utilizada em bolos, sopas, angus, pirão e para fazer caldos, como é o caso da receita de hoje.

Sendo assim, você é fã de tapioca e deseja aprender a fazer um caldo delicioso para curtir com a família os dias mais frios, siga com a sua leitura.

Abaixo, você confere o passo a passo para aprender a fazer um delicioso caldo de macaxeira com charque.

Ingredientes Caldo de Macaxeira com Charque

  • 2 kg de macaxeira
  • 2 cebolas brancas grande
  • 1 kg de charque magro
  • 1 maço de coentro
  • 1 maço de cebolinha francesa
  • 6 dentes de alho
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 100 g de parmesão ralado
  • 100 g de manteiga

Modo de preparo Caldo de Macaxeira com Charque

Para iniciarmos a receita, cozinhe a macaxeira cortada em pedaços e reserve em seguida. Dessalgue o charque e pique em pedaços pequenos.

Agora, pique uma das cebolas e deixe reservada.

No liquidificador, bata a macaxeira, com água, cebola, dentes de alho e, em seguida, coloque em uma panela grande juntamente com metade do azeite e a manteiga.

O ponto é o mesmo de uma sopa mais grossa.

Frite também o charque, usando o que restou do azeite. Pique a cebolinha francesa e o coentro. 

Depois de cozinhar o charque por 15 em média, acrescente metade do charque frito, colocando também o queijo parmesão, a cebolinha e o coentro.

Pronto, basta servir!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Caldo de Macaxeira com Charque, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.