Camarão pitu ao bafo

3.6/5 - (5 votes)

Para você que gosta de receitas caiçaras, a dica de hoje vai te agradar. Hoje, irei ensinar a fazer um delicioso Camarão pitu ao bafo, uma delícia muito comum em nosso país e que você vai amar.

A receita leva apenas 25 minutos de preparo, rendendo até 4 porções.

Você conhece o camarão pitu?

Bom, o pitu é considerado o maior camarão de água doce nativo do Brasil, podendo ter até 50 cm de comprimento e pesar mais de 300g. Seu corpo é liso e o camarão pit possui grandes garras, sendo que aqueles que são adultos possuem uma coloração marrom escura, possuindo manchas mosqueadas de cores claras.

O camarão pitu possui uma textura e um sabor considerado por muitos, melhor que as demais espécies marinhas semelhantes, sendo que ele foi até mesmo citado por Pero Vaz de Caminha na “Carta a el-rei D no descobrimento do Brasil, tamanha foi a surpresa que o pitu causou aos portugueses.

Atualmente, o camarão pitu tem sofrido com a destruição dos seus ambientes naturais e também com a pesca excessiva, sendo hoje uma espécie ameaçada de extinção.

Com ele, é possível fazer incríveis e suculentos pratos tradicionais do Brasil, com ingredientes bem regiões e que são uma verdadeira delícia.

Hoje mesmo, você vai aprender a fazer uma receita ótima de Camarão pitu ao bafo, e vai surpreender a sua família dado tamanho sabor.

Ah, e se você não tem experiência ou costume de cozinhar, fique tranquilo. A receita é bem simples e fácil de ser feita, basta seguir o passo a passo abaixo.

Enfim, pra você que deseja aprender a fazer essa maravilha de Camarão pitu ao bafo, siga com a sua leitura, separe os ingredientes e vamos lá!

Ingredientes Camarão pitu ao bafo

  • 1 tomate muito bem picado
  • 1 cebola picada
  • 1 kg de camarão pitu, com casca e cabeça
  • ½ dose de cachaça de alambique
  • Sal a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimenta dedo de moça, sem sementes, bem picada

Modo de preparo Camarão pitu ao bafo

Para começar, lave bem os camarões com cabeça e tempere-os com sal.

Depois, pique os tomates, juntamente com a cebola, alho e pimenta dedo-de-moça;

Agora, chegou o momento de acomodar todos os ingredientes em uma panela funda, acrescentando a cachaça e o camarão em cima.

Cozinhe por cerca de 10 minutos, sempre mexendo. Quando os camarões estiverem avermelhados, eles estão prontos.

*Para comer, tire a cabeça, a casca e consuma com o tempero que quiser.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Camarão pitu ao bafo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.