Carne ao Molho Madeira

Avalie este post

Para você que adora uma carne, a receita de hoje está imperdível. Irei ensinar a fazer a Carne ao Molho Madeira, uma maravilha da culinária que vai te conquistar.

A receita leva cerca de 195 minutos de preparo, rendendo até 8 porções.

Se você estava em busca de uma receita diferente e super saborosa para preparar para o próximo almoço em família, a alternativa que eu trouxe aqui vai fazer os convidados se apaixonarem.

Muitas pessoas acham que fazer a carne ao molho madeira é difícil, mas isso não é verdade. O passo a passo abaixo é bem detalhado, e até aqueles que não tem costume em cozinhar, conseguirão preparar e conseguir um delicioso resultado final, pode confiar!

Bom, se você nunca ouviu falar do molho madeira, saiba que ele é super popular em restaurantes, sendo protagonista de diversos pratos refinados da europa.

O molho madeira é considerado uma receita autêntica quando é preparada com vinho da Ilha da Madeira, porém, isso não impacta tanto assim no sabor.

Desde que ficou famoso, a origem do molho gera muitas disputas sobre a sua autorial. Especialistas dizem que, mesmo que o principal ingrediente do molho seja português, o crédito se deve aos ingleses.

Durante o período que os ingleses ocuparam a ilha portuguesa devido à guerra Napoleônica, eles dominaram tudo o que era produzido na região, até mesmo o vinho fortificado, e começaram a adicioná-lo em seus bolos, carne e outros preparos.

Acredita-se que foi daí que surgiu o molho de sabor adocicado e amadeirado, que harmoniza perfeitamente com a carne vermelha.

Enfim, se você quer aprender como preparar essa receita incrível de Carne ao Molho Madeira, siga com a sua leitura e confira o passo a passo logo abaixo!

Ingredientes Carne ao Molho Madeira

  • 8 peças de medalhões de filé de carne ( 2kg )
  • 100 ml de leite
  • 150 gramas de cogumelos
  • 200 ml de creme de leite
  • 250 ml de vinho branco
  • 1 cebola grande
  • 2 colheres de sopa de caldo de carne
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de chá de mostarda Dijon
  • 5 colheres de sopa de molho shoyu
  • 5 dente de alho amassados
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo Carne ao Molho Madeira

Inicialmente, corte os cogumelos em fatias e deixe reservado.

Agora, coloque os filés em um refratário, adicionando também o vinho, o alho, a cebola, o leite, o molho shoyu, a mostarda e o caldo de carne. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Deixe marinando na geladeira por cerca de 2 horas. Caso queira, pode deixar durante a noite também.

Em uma frigideira, esquente um pouco de óleo e frite os filés em ambos os lados. Reserve em uma tigela.

Adicione os ingredientes da marinada na frigideira e deixe cozinhar durante alguns minutinhos. Misture e coe.

Devolva o molho à frigideira, integre o amido de milho diluído com um pouco de água e espere o molho engrossar. Integre o creme de leite e verifique se o sal está bom.

Integre os filés e deixe cozinhar por alguns minutinhos. Agora é só servir!

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Carne ao Molho Madeira, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.