Chic Barak

Avalie este post

A culinária árabe é uma das culinárias mais diversificadas de todo mundo, por isso está disposto abaixo uma receita que é muito conhecida na Ásia e Oriente Médio, mas ela veio especificamente do norte do Líbano, o Chic Barak. 

O formato do Chic Barak acaba chamando bastante a atenção das pessoas que estão descobrindo essa culinária, pois ele é muito semelhante a pequenos pasteizinhos, que são cozidos na coalhada temperada, que também é outra receita bem famosa da região.

O recheio dessa receita é muito comum no Brasil, mas é conhecida como Kafka que é popularmente usada nos churrascos, porém nesta receita ao invés de ser assada, ela é cozida em um molho bem ácido e azedo.

Se você se interessou em conhecer um pouco mais sobre a culinária árabe e os seus sabores, iremos citar a seguir a receita completa com todas as informações sobre os ingredientes, recheios, massas e o modo de fazer. 

Ingredientes para o Chic Barak: 

1 1/2 litro de coalhada fresca
1 colher (sopa) de maizena
1 clara batida
1/2 litro de água
hortelã seca
manteiga
sal 

Massa: 

5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) rasas de manteiga
1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de fermento em pó
1 pitada de sal 

Recheio: 

1/2 kg de carne moída
2 cebolas pequenas picadas
1/2 maço de salsa picada
pinhõezinhos
pimenta
canela
sal 

Modo de Fazer: 

Para fazer a massa, misture a farinha com o fermento e despeje sobre o mármore seco. Faça um monte com um buraco no centro. Adicione a manteiga e despeje a água aos poucos, misturando tudo com as mãos até a massa ficar bem lisa e leve. Deixe-a descansar por meia hora. Enquanto isso, prepare o recheio dourando a cebola na manteiga com alguns pinhõezinhos. Refogue a carne na mesma panela. Quando estiver pronta, junte um pouco de água e deixe cozinhar para, ao final, temperar com o sal, a pimenta, a canela e a salsa. Isto pronto, passe à confecção dos capeletes, abrindo a massa com o rolo até que fique bem fina. Dentro de cada circulo coloque o recheio, dobre a massa e una as pontas formando um capelete. Unte uma assadeira com manteiga, ponha os capeletes e leve ao forno por alguns minutos, para corar. Enquanto isso, misture a coalhada fresca, a maizena, a clara de ovo, uma pitada de sal e a água. Peneire tudo. Leve ao fogo brando até ferver. Cozinhe os capeletes em água. Por fim, junte-os à coalhada e sirva pulverizados com hortelã seca. 

 Informações Adicionais 

Agora que você pode ver a receita, saiba que aqui no Brasil, o prato semelhante que mais se assemelha e é muito conhecido são os capeletes que também são massas recheadas. Baseado nisso, certamente você irá conseguir realizar o Chic Barak e impressionar os seus convidados em ocasiões especiais. Além disso, você pode realizar diversos acompanhamentos juntamente com esta receita, dentre elas existem os molhos, carnes, saladas e bebidas que combinam super bem com essa receita.

Para deixar os pratos culinários árabes ainda mais típicos e parecidos com os originais, sempre utilize temperos que sejam de origem árabe, como a pimenta síria, cúrcuma ou açafrão da terra em pó, canela, temperos que irão realçar mais a kafta, especialmente se você deseja que a carne seja idêntica.

Na hora de enfeitar você pode investir na apresentação da receita, já que ela é um prato que pode ser servido em ocasiões especiais, festas e comemorações que merecem um destaque especial e diferente! 

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Chic Barak, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.