Panetone Salgado

3.8/5 - (5 votes)

As receitas de natal sempre são muito saborosas, não é mesmo? E se, assim como eu, você também é um grande fã, vai adorar a dica que eu tenho hoje. Aprenda a fazer uma incrível Receita de Panetone Salgado, uma verdadeira delícia que vai fazer a cabeça da sua família.

Apesar de muito saborosa, a receita do Panetone Salgado leva pouco tempo para ficar pronta, cerca de 60 minutos de preparo, rendendo até 1 porção.

Uma das melhores coisas do final do ano são as receitas, não é mesmo? Sejam pratos doces ou salgados, essa época do ano é marcada por verdadeiras delícias da culinária.

E os panetones são uma das receitas mais tradicionais do Natal. Muitas vezes, só percebemos que chegamos a esta época do ano quando vemos panetones sendo vendidos por aí.

Mas, melhor do que comprar um panetone pronto, é fazer o seu em casa! Com ótimo sabor, a receita de Panetone salgado é uma delícia e não perde em nada para as versões industrializadas.

Se você deseja ter a experiência de preparar o seu próprio panetone, hoje vai ser a sua oportunidade. 

E não se intimide. Apesar de ser uma receita bem saborosa, ela não é difícil de ser feita e até mesmo aqueles que não tem muita intimidade com a cozinha, conseguirão fazer sem maiores dificuldades.

Seguindo o passo a passo com atenção, você conseguirá obter um resultado final bom e que vai agradar toda a sua família.

Pois bem, agora que já conversamos bastante, vamos para o que realmente interessa. Prossiga com a sua leitura, arregace as suas mangas, preste atenção e vamos colocar a mão na massa.

Aprenda a fazer a Receita de Panetone Salgado e bom apetite.

Ingredientes Para Receita de Panetone Salgado

  • 1 1/2 tablete de fermento para pão ou 1 saquinho de fermento biológico seco
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de leite morno
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • recheio da sua escolha

Como Fazer Receita de Panetone Salgado

Misturar

Bata os ingredientes líquidos no liquidificador. Em uma vasilha, misture a farinha de trigo com o recheio de sua preferência. Coloque o líquido por cima e misture.

Crescer

Coloque em uma forma untada e deixe a massa crescer por 40 minutos. Passe uma gema por cima.

Assar

Leve para assar em fogo baixo. Depois de assado, aumente a temperatura para dourar.

Como Surgiu o Panetone

O panetone é uma sobremesa típica de Natal italiana que tem suas raízes na cidade de Milão, no norte da Itália. A história do panettone remonta ao século XV, mas a versão que conhecemos hoje foi criada no século XX. Existem várias histórias sobre a origem do nome e da receita, mas a mais aceita é a de um chef de cozinha chamado Toni, que trabalhava para a família nobre de Milão e criou um pão de massa levedada recheado com frutas cristalizadas e essências. A sobremesa rapidamente ganhou popularidade e se tornou um símbolo da culinária italiana.

Curiosidades sobre o Panetone

Aqui estão algumas curiosidades sobre o panetone:

  1. Proteção legal: Em 1989, o panetone foi registrado como um produto exclusivo da região de Milão, garantindo sua qualidade e autenticidade.
  2. Receita original: A receita original de panetone incluía ingredientes como frutas cristalizadas, uvas passas, essências de laranja e baunilha, e era feita com farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga e levedura natural.
  3. Preparação: A massa do panetone é preparada com uma técnica de fermentação lenta e cuidadosa, que leva várias horas para ser concluída.
  4. Variantes: Atualmente, existem muitas variações do panetone, com recheios que vão desde frutas secas e chocolate a nozes e passas, além do panetone salgado.
  5. Presente de Natal: O panetone é tradicionalmente consumido durante as festas de Natal na Itália e muitas vezes é presenteado como um gesto de afeto e carinho.
  6. Festa do Panetone: Em Milão, existe uma celebração anual em homenagem ao panettone, chamada Festa del Panettone, que ocorre todos os anos na segunda semana de dezembro.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Panetone Salgado, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.