Pirogue de batatas

Avalie este post

Talvez você nunca tenha experimentado essa receita, mas tenho certeza que vai adorar. Hoje irei ensinar a fazer um delicioso Pirogue de batatas, uma receita super deliciosa, diferente e que é simples de ser feita.

O Pirogue de batatas leva cerca de 50 minutos de preparo e rende em média 30 porções, o que é uma verdadeira maravilha, já que toda a família poderá degustar essa delícia.

Bom, o pirogue (ou pierogi, como também é chamado) é um prato de origem polonesa, também sendo muito comum na região oeste da Ucrânia.

Muitos o comparam com o nosso pastel, mas ao invés de ser frito, o pirogue é cozido, levando como recheio ricota e batata na maioria das vezes.

O seu consumo costuma ser muito maior na época das festas de final de ano, como o natal. Porém, esse prato delicioso pode ser feito em qualquer momento do ano.

Aqui no Brasil, o pirogue conquistou o paladar de muita gente e ficou muito popular na região sul, principalmente em Santa Catarina, por conta da colonização dos povos polacos.

Para a cultura dessas regiões europeias, tudo o que vem da terra vai para a mesa, e é justamente esse tipo de pensamento que faz com que as refeições deles sejam sempre fartas e com uma ampla riqueza em alimentos naturais.

E o que sobra a nós é apenas agradecer profundamente a esses povos por criarem e nos apresentarem a uma receita tão deliciosa.

Pois bem, se você também ficou curioso e quer experimentar esse delicioso Pirogue de batatas, no passo a passo abaixo eu irei detalhar como você pode estar preparando esse prato.

Portanto, siga com a sua leitura e confira como fazer o Pirogue de batatas!

Ingredientes Pirogue de batatas

Massa

  • Água fria até dar o ponto
  • 1 gema
  • 1/2 kg de farinha de trigo

Recheio

  • Cheiro verde a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 kg de batatas

Modo de preparo

Para começarmos, coloque as batatas que você irá usar como recheio para cozinhar, já adicionando sal a gosto.

Logo a seguir, coloque a farinha de trigo em uma bacia juntamente com a gema. Adicione a água aos poucos até que a massa chegue num ponto que não grude nas mãos e fique realmente homogênea.

Com a ajuda de um rolo, abra a massa e corte os pastéis com a ajuda de algo que tenha um formato redondo, como uma meia-lua.

Amasse a batata cozida, coloque o cheiro verde, recheie os pirogues e feche. Nesse momento, lembre-se de passar um pouco de farinha de trigo nas mãos, pois isso ajudará a massa não grudar.

Coloque os pirogues para cozinhar em água fervente com sal a gosto.

Você pode servir com o molho que preferir ou então com creme de leite gelado.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Pirogue de batatas, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.