Queijo Brie Vegano

Avalie este post

Queijo Brie Vegano: seu nome vem da cidade francesa de Brie e no período da Idade Média era chamado de rei dos queijos pela realeza, é saboroso com pães e vinhos e sua casca branca é muito característica e vem da fina crosta de bolor que dá aquele gosto e cheiro particular. Como já se pode imaginar, o Brie é considerado um dos queijos mais finos e populares do mundo. Por isso também é muito caro e muitas vezes seu custo pode deixar amantes de queijo chateados. Além disso, é muito raro encontrar uma versão vegana que não seja duas vezes mais cara que o queijo de base.

Se você quer uma receita de Queijo Brie Vegano que caiba no seu bolso, então você veio no lugar certo. Aprenda aqui a fazer o queijo Brie caseiro em uma versão inteiramente sem lactose e vegana que vai ajudar a economizar seu dinheiro e ainda assim ser delicioso. Acompanhe a receita de Queijo Brie Vegano.

Receita de Queijo Brie Vegano

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de castanha de caju crua (deixe de molho na água por 3 horas); 
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de coco extra virgem; 
  • 2 colheres (sopa) de farinha de tapioca; 
  • 1 colher (chá) de ágar-ágar em pó; 
  • 110ml de Iogurte de soja sem açúcar; 
  • 1 xícara (chá) de água filtrada; 
  • 1 colher (chá) de fermento; 
  • 1 colher (chá) de sal marinho. 

Modo de preparo:

Junte no liquidificador a castanha de caju hidratada, a água filtrada, o iogurte de soja, o óleo de coco, o sal marinho, o fermento e bata bem até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para um recipiente, cubra com um pano limpo e deixe  descansar em temperatura ambiente por 24 a 36 horas. Coloque a mistura em uma panela, acrescente a farinha de tapioca e o ágar. Aqueça em fogo médio, mexendo sempre por cerca de 5 minutos ou até a mistura ficar espessa. Forre uma tigela com um tecido limpo e disponha a mistura do queijo  quente espalhando uniformemente e cubra com outro tecido. Deixe esfriar na geladeira até ficar bem firme.

Os benefícios do queijo Brie

Esse queijo é altamente rico em proteínas e vitaminas, porém seu valor calórico é alto por conta do leite pois a maior parte de sua gordura saturada vem do leite da vaca. Nessa receita não é utilizado o leite, por isso se torna mais fácil evitar sair da dieta ou consumir gorduras demais. Essas proteínas ainda são contidas em nossa versão e são consideradas uma maneira de enganar seu cérebro, lhe dando uma sensação de saciedade e assim ajudando na dieta ou emagrecimento. 

No caso da nossa receita de Queijo Brie Vegano, existem ainda mais vantagens com os ingredientes utilizados. A castanha de caju por exemplo é muito recomendada para diminuir o colesterol e fortalecer os ossos assim como também os músculos. Utilizar o óleo de coco também é uma vantagem, pois, assim como o queijo Brie em si, ele traz uma sensação de que você já está cheio e ajuda também com a digestão de seu alimento.

Uma receita muito saudável e econômica, não tem como não adorar. Se quiser adotar uma dieta cada vez mais saudável, dê uma olhada na nossa categoria Fit.
Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Queijo Brie Vegano, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.