Queijo de batata

Avalie este post

O queijo é usado como principal elemento em muitos pratos conhecidos, porém nem todo mundo consegue comer o queijo normal, que vem do leite e contém lactose. Por isso, estamos trazendo aqui uma opção de queijo de batata para aqueles intolerantes à lactose ou que preferem uma alternativa mais saudável para seu queijo.

Qual o benefício de utilizar a batata em vez do leite?

Apesar do leite ser fonte de vitaminas e ajudar a fortalecer os ossos, a batata na realidade faz o mesmo e até mais! Além de ajudar aqueles que não podem consumir a lactose, substituir o leite por batata traz os benefícios deste legume. 

A batata é uma excelente fonte de ferro, magnésio e cálcio, ajudando a manter os ossos saudáveis. Além desses benefícios à sua estrutura óssea, a batata é responsável também por:

  • Ajudar seu cérebro a funcionar com agilidade
  • Reduzir seu estresse
  • Fazer bem para seu coração
  • Amenizar a TPM

Além disso, poucos ingredientes e preparo são necessários para essa receita de Queijo de batata! Segue abaixo tudo que você precisa para fazer esse queijo delicioso.

Receita de Queijo de batata

Ingredientes:

  • 6 colheres (sopa) de purê de batatas sem leite;
  • 2 xícaras (chá) de polvilho doce;
  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo;
  • 6 colheres (sopa) de creme vegetal; 
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal;
  • Suco de 1 limão.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Disponha a massa em um recipiente com o formato de sua escolha untado  com um pouco de óleo. Leve para a geladeira por 4 horas  ou até que fique bem firme. Na hora de consumir o queijo de batata, corte as  fatias e leve a uma frigideira antiaderente para dourar e cozinhar os polvilhos. Sirva em seguida e boa refeição!

Essa receita pode ser considerada vegana ou light/diet?

Apesar de não utilizar leite, sendo assim menos calórica que um queijo normal, essa receita ainda utiliza sal e a batata que já não é um alimento 100% light por si só, portanto essa receita se encaixaria no título de vegana mais do que diet ou light. 

A receita é uma boa opção para aqueles que não querem consumir produtos derivados de animais e ainda assim comerem de forma saudável.

Vale notar também que apesar de usar sal, essa quantidade é pouca e, portanto, não faz mal, desde que seja consumida moderadamente. Porém é fácil se deixar levar com uma receita tão saborosa e fácil de se fazer, não é?

Para mais receitas deliciosas e práticas como essa, visite o restante do nosso blog, temos muitas receitas alternativas e saudáveis para seu dia-a-dia, como um creme vegetal caseiro e muito mais!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso queijo de batata, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.