Quibebe de Abóbora

Avalie este post

Você já experimentou Quibebe de abóbora? Ainda não? Hoje é o seu dia de sorte. Abaixo, irei ensinar a como fazer esse delicioso prato, em uma receita prática e fácil de fazer.

Essa é uma receita presente em diversas culinárias regionais aqui do Brasil, do norte ao sul do país. Basicamente, o quibebe é uma espécie de purê temperado.

Sua versão mais popular é a de abóbora – que irei ensinar abaixo – porém, também há versões feitas com mandioca, bem comum na região Sudeste do Brasil, em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Sua origem é um tanto controversa, mas uma coisa é certa, o quibebe tem fortes raízes africanas, sendo os escravos sulistas os seus principais difusores.

Além de uma receita gostosa e tradicional, seu preparo é fácil e ela também conta com diversos benefícios para o nosso organismo.

A abóbora é rica em benefícios para a nossa saúde, possuindo ótimos níveis de vitamina A, vitamina C, E e complexo B, além de ser fonte de fibras, gorduras insaturadas e minerais, tais como o magnésio e o cálcio.

Além disso, também conta com efeito antioxidante, o que contribui para prevenir degeneração e cânceres. O fruto também é visto com bons olhos para quem busca um bronzeado saudável, melhorando o sistema imunológico e até mesmo o nosso humor.

Por último e não menos importante, vale destacar que a abóbora também ajuda a diminuir a compulsão alimentar, aumentando a sensação de saciedade e aprimorando as funções do intestino.

Enfim, fato é que a abóbora é saborosa e muito benéfica para a nossa saúde. Portanto, siga com a sua leitura e aprenda a fazer esse delicioso Quibebe de abóbora!

Ingredientes Quibebe de abóbora

  • 1/2 cebola branca grande
  • 1/2 lata de creme de leite ou a mesma medida de nata
  • 1 abóbora tipo moranga da casca verde ou jerimum caboclo
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 colher de chá de colorau
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 pimentas de cheiro
  • 2 cubos de caldo de galinha
  • Coentro ou cheiro verde a gosto
  • Cebolinha a gosto

Modo de preparo Quibebe de abóbora

Primeiro, descasque e retire todas as sementes da abóbora, cortando-a em cubos em seguida.

Leve ao fogo com água o suficiente para cobrir os pedaços de abóbora, acrescentando os cubos de caldo de galinha na sequência e todos os demais temperos, exceto o coentro, nata e cebolinha.

Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até ficar bem macia, após isso, acrescente a nata, o coentro e a cebolinha.

Pronto, agora é só servir o Quibebe de abóbora!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Mousse de Abacate Simples, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.