Algodão doce colorido

5/5 - (1 vote)

O algodão doce colorido é uma das guloseimas favoritas da criançada, pois além de muito atraente ainda é deliciosamente divertido. Portanto, seja para servir em uma festinha de aniversario ou simplesmente para alegrar os pequenos em uma tarde especial na sua casa o algodão doce colorido é uma ótima opção.

Além disso, você ainda pode organizar tudo para que o algodão doce colorido fique de acordo com o tema da festa ou evento para torná-lo mais divertido e especial para a garotada e claro para os adultos que também amam.

Afinal de contas, quem não gosta de passar o dia comendo uma guloseima divertida e contagiante? Gostou da ideia, mas não sabe como fazer algodão doce colorido sem usar máquina? Calma que tem uma ótima opção caseira que além de bem acessível ainda tornará seu evento muito mais colorido e divertido.

Ingredientes

  • 4 xícaras (800g) de açúcar
  • 1 xícara (240ml) de glucose de milho
  • 1 xícara (240ml) de água
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de essência do sabor desejado
  • 2 gotas de corante na cor desejada
  • 1 papel manteiga ou folha de silpat

Modo de Preparo

  1. Em uma panela grande, misture o açúcar, a glucose, a água e o sal.
  2. Mexa em fogo médio até dissolver o açúcar.
  3. Com um pincel mergulhado em água, vá limpando os lados da panela para remover o açúcar que ficou grudado, para evita a formação de cristais de açúcar na hora da fervura da calda.
  4. Aumente o fogo, coloque um termômetro culinário e deixe ferver até atingir 160 graus.
  5. Retire a mistura do fogo, acrescente a essência e o corante e mexa.
  6. Forre a superfície de trabalho com papel manteiga ou a folha de silpat.
  7. Mergulhe a ponta de um fuet ou batedor decapitado na calda de açúcar e suspenda por um tempinho sobre a panela para escorrer o excesso de calda.
  8. Segure o fuet de cabeça para baixo a 30cm de distância do papel manteiga, e balance para a frente e para trás formando fios finos de açúcar no papel.
  9. Repita a operação até obter um pequeno ninho de açúcar.
  10. Imediatamente enrole esse ninho em volta de um palito de madeira.
  11. Apoie o palito em um copo e faça mais camadas repetindo toda a operação, até obter um algodão doce do tamanho desejado.
  12. Sirva.

Informações adicionais

Tenha cautela e bastante atenção na hora de enrolar o ninho de açúcar no palito de madeira, pois caso demore muito, o ninho de açúcar pode endurecer e se quebrar ao invés de se moldar ao palito.

Outro fator importante é quanto ao armazenamento do algodão doce colorido, pois caso o mesmo não seja consumido na hora é necessário guardá-lo em um recipiente inteiramente fechado, pois o algodão doce não pode ter contato com a umidade.

Agora que você aprendeu como fazer algodão doce colorido, que tal conferir também outras receitas muito práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções para variar seu cardápio ou alegrar seu evento, pode conferir.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.