Batata gratinada de micro-ondas

Avalie este post

A batata gratinada é uma iguaria deliciosa e também é bem versátil, pois pode ser servida tanto como um acompanhamento de diversos pratos como carnes grelhadas e assadas, saladas e arroz branco, ou até mesmo como um prato principal. Afinal de contas o prato assado é uma opção bem completa, rica e imponente.

Aqui na minha casa, por exemplo, gostamos muito de fazer a batata gratinada no micro-ondas, pois além de agilizar bastante o preparo, ainda permite que o forno possa ser utilizado para preparar carnes ou outros assados mais complexos e trabalhosos. O que também significa que a batata gratinada de micro-ondas é uma opção de prato bem simples e fácil de preparar.

Isso sem falar que a iguaria mesmo sendo preparada no micro-ondas também apresenta um sabor maravilhoso de assado. Portanto, se você gostou da ideia de fazer um assado à base de batata que além de bem saboroso ainda é muito prático de fazer pode investir sem medo na batata gratinada de micro-ondas, pois com certeza todos aí da sua casa vão adorar.

Ingredientes

  • 500 gramas de batata descascada e cortadas em rodelas
  • 1/2 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 lata de sardinha no azeite (opcional)
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 cebola média picada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de queijo ralado

Modo de Preparo

  1. Coloque as batatas e a água em uma tigela de vidro alta levemente tampada e leve ao micro-ondas por 9 minutos em potência alta.
  2. Passado este tempo, retire a tigela com as batatas do forno micro-ondas, escorra a água e passe as batatas para um refratário que caiba no micro-ondas e reserve.
  3. Em seguida amasse a sardinha com o auxílio de um garfo até formar uma pasta e então espalhe-a sobre as batatas no refratário.
  4. Depois coloque a manteiga em uma tigela média e leve ao micro-ondas por 40 segundos em potência alta para derreter.
  5. Então misture a manteiga já derretida o creme de leite, a farinha de trigo , a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta.
  6. Agora basta despejar a mistura sobre as sardinhas no refratário e polvilhar o queijo ralado.
  7. Por fim é só levar o refratário com as batatas ao forno micro-ondas por 5 minutos em potência média.

Informações adicionais

Caso deseje ou ache mais prático ou simples, também é válido cozinhar as batatas em água fervente no fogão, mas é importante ter atenção para que não fiquem muito durinhas nem muito macias, já que sua finalização poderá cozinhá-la um pouco mais e não queremos que fique quebradiça.

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilhosa batata gratinada de micro-ondas, que tal conhecer também outras receitas de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.