Bolo de leite

Avalie este post

O bolo de leite é uma iguaria deliciosa e que bem comum e tradicional principalmente para o lanche do café da tarde. Pois além de bem fofinho e leve, trata-se de uma opção de bolo que não oferece um sabor muito marcante, então é ideal ser servido com uma bebida quente especial.

Esse bolo de leite, inclusive me lembra bastante das tardes de lanche na casa da minha avó paterna, pois sempre que vou visitá-la em um finzinho de tarde tem um delicioso e bem fofinho bolo de leite caseiro feito com muito amor e carinho. Então não consigo desvincular essa lembrança deste bolo.

Tanto que nem sou muito de fazer desse bolo de leite, pois apesar de ter a receita da vovó em mãos, sempre que bate aquela vontade combino de ir lanchar com ela e matar a saudade de ambos.

Portanto, se você assim como eu adora um comer bolo de leite com sua vozinha ou qualquer outro familiar, mas agora quem prepara é você, bora aprender a fazer a iguaria aí na sua casa? Pois é bem simples é fácil, quer ver? Então confere a receitinha completa de bolo de leite descrita logo abaixo.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 4 ovos inteiros
  • 1 pacote de queijo parmesão ralado ou coco ralado
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

  1. Coloque os ovos em um liquidificador e bata bem, até misturar completamente.
  2. Em seguida acrescente a manteiga, o açúcar e continue batendo.
  3. Depois com o liquidificador ainda ligado vá colocando, aos poucos, a farinha de trigo e o leite. Deixe bater até obter uma massa lisinha e homogênea.
  4. Então acrescente o queijo parmesão ralado ou coco ralado, ou ambos e bata mais um pouco para misturar.
  5. Agora basta despejar a massa em uma forma ou assadeira redonda do um furo central (pudim) com manteiga e farinha de trigo
  6. Por fim leve ao forno preaquecido, a 180° C por 15 minutos, para assar por cerca de 40 minutos ou faça o teste do palito.

Informações adicionais

O bolo de leite pode levar queijo parmesão ralado, coco ralado ou ambos os ingredientes, isso depende do seu gosto. Uma dica interessante é separar a clara e a gema dos ovos e peneirar as gemas antes de colocá-las junto com as claras no liquidificador, pois assim você evita dar aquele cheiro forte de ovo no seu bolo de leite.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer um delicioso e bem fofinho bolo de leite, que tal aprender também outras receitas de lanches e guloseimas práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com várias opções incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.