Costelinha barbecue

Avalie este post

A costelinha barbecue é um prato tradicionalmente americano, feito comumente nos churrascos dos Estados Unidos. Originalmente esse prato é feito em uma churrasqueira a bafo lentamente.

Uma churrasqueira a bafo nada mais é do que uma churrasqueira com uma tampa que geralmente é usada tendo madeira in natura como forma de calor, em vez do carvão.

A costelinha barbecue original é feita neste tipo de churrasqueira e leva horas para ficar pronto, pois o calor precisa ser bem baixo para cozinhar lentamente a costelinha.

Se você não possui uma dessas churrasqueiras, pode ficar tranquilo, pois a costelinha barbecue também pode ser feita no forno para a alegria de todos.

O molho barbecue é um molho levemente adocicado que possui um sabor incrivelmente maravilhoso. Esse molho combina muito com cortes suínos, mas também combina com cortes de frango.

A palavra barbecue do inglês, significa churrasco em português. Mas como já falamos, você pode usar esse molho em outras preparações.

O molho barbecue é um molho muito versátil que pode ser utilizado para realizar a cocção de uma proteína, mas também pode ser utilizado como acompanhamento de proteínas já preparadas.

Se você quer experimentar este molho no seu churrasco mas não possui uma churrasqueira a bafo, pode prepará-lo e usá-lo como acompanhamento daquela maravilhosa panceta que não pode faltar em nenhum churrasco.

Mas se você está aqui é porque deseja aprender a preparar a costelinha barbecue. Sendo assim segue a receita desse prato delicioso.

Ingredientes

  • 2kg de costelinha suína
  • 1 colher (sopa) óleo
  • 2 colheres (sopa) cebola picada
  • ½ xícara (chá) açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) molho inglês
  •  2 xícaras (chá) catchup
  • 1 colher (sopa) chilli em pó
  • 1/2 xícara (chá) água
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Espalhe sal por toda a carne e coloque para ferver por 15 minutos em uma panela com bastante água quente.
  1. Escorra a água, arrume as costelinhas em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo (180º) por 1 hora.
  1. Em uma panela, refogue a cebola no óleo, acrescente o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dissolver.
  1. Acrescente o molho inglês, o catchup, o chilli em pó e a água e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo ou até o molho engrossar.
  1. Tempere com sal e pimenta-do-reino, coe e reserve.
  1. Retire as costelinhas do forno, retire o papel alumínio e pincele com o molho.
  1. Aumente a temperatura do forno, asse as costelinhas por mais 10 minutos, pincele novamente com o molho, asse mais 5 minutos e repita mais uma vez esta operação.

Informações adicionais sobre a costelinha barbecue

Apesar do molho barbecue ser um molho forte para alguns paladares, é um molho extremamente saboroso.

Se você gosta de sabores marcantes e quer potencializar o sabor do barbecue na sua costelinha, experimente regar a costelinha no molho barbecue antes de levá-la para o primeiro cozimento de 1 hora no forno.

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilhosa costelinha barbecue, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish