Espetinho de torresmo

5/5 - (1 vote)

Já ouviu falar em espetinho de torresmo? O torresmo é um petisco muito consumido no Brasil inteiro, mas na região de Minas Gerais essa iguaria é ainda mais popular.

Todo bom mineiro sabe preparar um bom torresmo. Não sabemos ao certo, mas é bem provável que o espetinho de torresmo tenha surgido lá em Minas.

Apesar do torresmo tradicional ser reconhecido principalmente como um prato mineiro, a sua origem não é exatamente de lá.

Essa iguaria possui contribuições da cultura portuguesa e da cultura africana, mas é provável que a sua origem seja baiana.

Os escravos levados para Bahia tinham o costume de usar a gordura do porco presente no couro para realizar outras  preparações com essa gordura. Mas em algum momento eles perceberam que o couro também poderia ser utilizado.

Sendo assim eles começaram a fritar o couro, que hoje chamamos de toucinho na própria gordura do porco.

Em algum momento essa iguaria chegou em Minas. Isso não deve ter demorado muito e nem deve ter sido difícil, pois Minas Gerais fica ao lado da Bahia.

Foi então em Minas que esse prato se espalhou por todo o Brasil, e foi lá também que surgiram outras variações do torresmo. Como por exemplo, o torresmo de rolo e o espetinho de torresmo que é a nossa receita de hoje.

Atualmente muitas pessoas preferem preparar o torresmo com a barriga suína em vez de usar o toucinho, pois a barriga suína possui mais carne, do que o toucinho por assim dizer.

Acompanhe agora a nossa receita de espetinho de torresmo.

Ingredientes

  • 1 barriga suína cortada em cubos
  • 1 pacote de queijo coalho cortado em cubos
  • Melaço de cana para finalizar
  • 1 colher (sopa) de cebolinha cortada fininha
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere a barriga suína com o sal e pimenta do reino.
  1. Em uma panela com óleo em temperatura média, frite os cubos de barriga até que comecem a dourar.
  1. Retire e escorra em papel toalha, leve para esfriar.
  1. Quando estiverem frios, frite novamente em óleo bem quente. Reserve.
  1. Em uma frigideira quente, sele todos os lados dos cubos de coalho. Reserve.
  1. Monte os espetinhos com um cubo de queijo e um de torresmo.
  1. Finalize com o melaço e a cebolinha.

Informações adicionais sobre o espetinho de torresmo

Você pode utilizar outros queijos para fazer esse espetinho de torresmo. Mas observe para que o queijo tenha uma boa consistência como queijo coalho para que o queijo não derreta completamente e fique todo na panela.

Outras opções de queijo são provolone e parmesão.

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa e simples receita de espetinho de torresmo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.