Doce de mamão verde na panela de pressão

Avalie este post

O doce de mamão verde na panela de pressão é um tipo de doce bem típico e popular em muitas regiões do país, principalmente em cidades do interior. Inclusive a iguaria é muito comum de ser encontrada em beira de estrada, naqueles restaurantes ou lojinhas de conveniência que vemos mais quando estamos viajando.

Mas muitas vezes, aqui em casa acontece muito, gostamos de manter um docinho clássico e tradicional na geladeira, para dias de formiguinha quando precisamos matar à vontade e nos deliciar sem exageros, ou quando queremos presentear alguém com um docinho caseiro simplista e delicioso. O que torna saber preparar o doce um grande diferencial.

Portanto, se você se encaixa em uma dessas opções e gostaria de aprender a fazer um delicioso e caseiro doce de mamão verde na panela de pressão, basta conferir a receita completa abaixo. Pois garanto que o sucesso será atingido, afinal de contas, o doce de mamão verde na panela de pressão não tem segredos, basta seguir o passo a passo completo para ter sempre um docinho especial em casa.

Ingredientes

  • 1 kg de mamão verde cortado em cubos
  • 1 colher (sopa) de cal virgem
  • 2,5 litros de água filtrada ou mineral
  • 800 g de açúcar
  • cravo, canela e anis estrelado a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o mamão, água o suficiente para cobri-lo e o cal em uma tigela e misturar bem.
  2. Em seguida cubra com um papel filme e deixe marinar por 3 horas.
  3. Depois retire o caldo, lave os pedaços de mamão, escorra-os muito bem e coloque-os junto com 2 xícaras (chá) de água e 500 g de açúcar em uma panela de pressão em fogo médio.
  4. Deixe que cozinhe na pressão por 15 minutos, então desligue o fogo e deixe descansar, sem abrir a panela, de um dia para o outro.
  5. Depois do tempo de descanso, faça uma calada caramelizada com o restante do açúcar e da água e então despeje sobre o mamão cozido da panela de pressão.
  6. Em seguida misture bem e acrescente o cravo, a canela e o anis estrelado.
  7. Agora basta tampar a panela de pressão e retorná-la ao fogo para que cozinhe na pressão por mais 15 minutos.
  8. Passado este tempo, desligue o fogo, aguarde a pressão da panela sair naturalmente, abra a panela e confira o ponto da calda desejada.
  9. Por fim é só despejar em uma tigela de doce, aguardar amornar e levar para gelar antes de servir.

Informações adicionais

Caso deseje uma calda mais espessa basta voltar seu doce de mamão verde na panela de pressão  ao fogo, antes de levar para gelar, e deixar que cozinhe, sem pressão e em fogo baixo, até que a calda atinja o ponto desejado.

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples doce de mamão verde na panela de pressão, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de guloseimas, sobremesas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.