Farinha de amendoim

3.6/5 - (5 votes)

Geralmente consumimos o amendoim como um petisco bem saboroso. Mas você sabia que a farinha de amendoim pode substituir a farinha com glúten?

Pois bem, o amendoim, que na verdade podemos dizer que é uma leguminosa da família do feijão, é um alimento muito rico em vitaminas e minerais que fazem muito bem para o nosso organismo.

Esse petisco, pode substituir com muita eficácia as farinhas com glúten e ainda proporcionar nutrientes que vão beneficiar o funcionamento do corpo.


Com base no alto valor nutricional que o amendoim possui, podemos dizer que ele é um super alimento. O amendoim é rico em Vitamina E, que é a vitamina antienvelhecimento que também previne o Alzheimer e alguns tipos de câncer.

Além disso, o amendoim é rico em vitaminas do complexo B, vitaminas essas que proporcionam energia para o corpo e vitaminas que proporcionam a saúde da pele, do cabelo e das unhas.

Substituindo a farinha com glúten pela farinha de amendoim você pode colher esses e muitos outros benefícios que o amendoim pode proporcionar para a saúde do seu corpo.

Quer saber como preparar essa farinha rica em nutrientes? Então acompanhe a receita a seguir.

Ingredientes

  • 1 Kg de Amendoim descascado sem sal

Modo de preparo

  1. Disponha o amendoim em uma forma grande.
  1. Leve ao forno a 80ºC por aproximadamente 15 minutos para secar, mexendo sempre para não queimar.
  1. Retire o amendoim do forno e deixe esfriar.
  1. Passe os amendoins em um processador até obter o ponto de farinha.
  1. Armazene em um recipiente de vidro e bem fechado.

Informações adicionais sobre a farinha de amendoim

É muito importante não esquecer o amendoim batendo no processador por muito tempo. Fique atento ao alimento enquanto ele é processado, pois se o amendoim bater além do necessário para virar uma farinha, a sua farinha de amendoim pode se transformar em manteiga de amendoim.

É claro que isso não seria de todo ruim, visto que a manteiga de amendoim também é muito saborosa e pode ser usada em muitas receitas, inclusive em receitas para substituir ingredientes com glúten.

Mas se o seu objetivo é realmente, preparar a farinha de amendoim, não saia de perto do processador.

Agora que você já aprendeu como fazer essa farinha de amendoim super prática, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanchesguloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

2 comentários em “Farinha de amendoim”

  1. Informações muito importantes.
    Quero saber se podemos ingerir diariamente a farinha de amendoim e girassol?

    Responder
    • Lucia, obrigado pela visita! Nos dois caso é bom comer moderadamente, já que o amendoim contém muita gordura e o girassol tem metais pesados que podem acumular no nosso organismo.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.