Salgadinhos de Grão de bico

Avalie este post

Salgadinhos de Grão de bico: conhecido como gravanço ou ervilha-de-galinha, o grão de bico é uma leguminosa bastante popular no Mediterrâneo, Oriente Médio e na Índia. Porém, aos poucos, foi se tornando presente na vida dos brasileiros, por causa de seus inúmeros benefícios à saúde e sabor semelhante a nozes.

Além disso, a leguminosa apresenta vários minerais, como magnésio e potássio, na sua composição. Sendo assim, a torna uma ótima contribuinte à melhora da saúde cardíaca.

Suas fibras solúveis, também, ajudam a combater os malefícios à saúde do coração, pois as fibras reduzem os triglicerídeos e os níveis de colesterol LDL que não fazem bem à saúde. Pois, esse tipo de colesterol se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando as chances de desenvolvimento de ataques cardíacos ou derrames.

Então, deseja melhorar a sua saúde e, além disso, se deliciar?  A seguir, iremos te explicar, através da nossa super receita, que não contém glúten e nem lactose, como preparar  deliciosos salgadinhos de grão de bico, ricos em minerais e carboidratos.   

Receita de Salgadinhos de Grão de bico

Ingredientes:

– 1 Xícara (chá) de Grão-de-Bico  seco 

– 1 Colher (sopa) de Azeite 

– 1 Colher (chá) de Cúrcuma 

– 1 Colher (chá) de Páprica Doce – Sal e Pimenta-do-reino a gosto 

– 1 e 1/2 Xícara (chá) de Farinha de  Arroz Integral 

Modo de preparo de Salgadinhos de Grão de bico :

1. Deixe o grão de bico por 12 horas  de molho em água com 1 colher de  sopa de vinagre ou limão.  

2. Coloque o grão de bico escorrido  na panela de pressão com 4 xícaras  de água e leve ao fogo médio. Deixe  pegar pressão e cozinhe por mais 10  minutos. Desligue o forno e deixe  esfriar e sair a pressão.  

3. Escorra bem o grão de bico e  misture em um recipiente com o  azeite e os temperos.  

4. Leve ao forno pré-aquecido à 200Cº por aproximadamente 30  minutos, lembrando de dar um  revirada nos grãos após 15 minutos  (ou até dourarem no seu forno).  

5. Sirva os Salgadinhos de Grão de Bico em seguida e boa Refeição.

Outros benefícios 

É fácil de adicionar a dieta

A ajuda no controle do peso é um dos fatores para incluirmos o grão de bico à nossa dieta.  Suas proteínas possuem propriedades que ajudam na produção de hormônios que reduzem o apetite, preservando ainda mais a saciedade.

Diabete 

Além disso, o grão é benéfico na luta contra a diabete. Suas propriedades contribuem para o controle do nível de açúcar no sangue, porque quando consumido temos uma retardação na absorção de carboidratos, o que mantém o nível saudável de pessoas diabéticas.

Câncer

É importante comentarmos outro benefício da leguminosa, a ajuda no combate a alguns tipos de câncer. Destacado entre eles, temos o colón. As vitaminas C, vitaminas E e antioxidantes contribuem para que esse grão seja um bom alimento para reduzir os riscos de câncer.

Melhora o humor

Por último, temos a melhora no humor. O triptofano, aminoácido presente na leguminosa, ajuda na produção da serotonina – neurotransmissor responsável por coordenar o humor, além de outras funções.

Se você gostou da receita de Salgadinhos de Grão de Bico, aproveite e confira outras receitas que utilizam grãos saudáveis como esse. Temos muitas opções em nosso blog, incluindo delícias como o nosso leite de soja caseiro. Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Pão de Linhaça, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.