Bolo de arroz cru

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

O bolo de arroz cru é uma iguaria que apesar de soar estranha e peculiar é bem comum e tradicional na vida e cotidiano de muitos brasileiros, afinal de contas uma massa a base de arroz surpreendentemente garantirá um bolo bem leve e fofinho. Inclusive é importante frisar que o bolo de arroz cru é delicioso, ou como dizem é um típico bolo da roça.

Falo isso porque o bolo de arroz cru me lembra muito aqueles dias da minha infância na casa de um parente qualquer, no interior, onde passávamos o dia todinho na cachoeira aí quando voltamos para a casa sempre tinha aquele delicioso bolo, fresquinho esperando para o lanche do fim de tarde. Era o lanche perfeito.

Portanto, se você também vivenciou algo parecido e sente saudades daquele bolo caseiro de arroz cru feito pela senhorinha mais velinha da casa, não deixe isso se perder, aprenda a fazer um delicioso bolo de arroz cru e reviva esse momento delicioso. Para isso basta conferir a receita abaixo e garantir momentos diferentes e deliciosos a sua família.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz branco tradicional cru
  • 4 xícaras (chá) de filtrada ou mineral
  • 4 ovos inteiros
  • 3/4 xícara (chá) de óleo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de queijo parmesão ralado (opcional)
  • 100 g de coco seco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Primeiro deixe o arroz branco de molho em água filtrada por 8 horas.
  2. Passado este tempo escorra a água, deixe escorrer bem.
  3. Enquanto isso coloque os ovos, o óleo e o açúcar em um liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea.
  4. Em seguida acrescente o arroz e o leite e bata novamente até formar uma massa bem lisinha e homogênea.
  5. Depois acrescente o queijo, o coco e bata por mais alguns minutos, para incorporá-los a massa.
  6. Por fim basta acrescentar o fermento e misturá-lo delicadamente com o auxílio de uma colher ou espátula.
  7. Então despeje a massa em uma forma ou assadeira untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180° C), para assar por 35 minutos ou até ficar douradinho.

Informações adicionais

Caso você não goste de queijo no seu bolo caseiro, basta substituir por mais coco e assim garantir um bolo de arroz cru mais saboroso para o seu paladar. Também é importante destacar que não deve ser utilizado arroz parboilizado no preparo deste bolo, já que sua estrutura é diferente.

  • Tempo médio de preparo: 50 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já aprendeu como preparar esse delicioso bolo de arroz cru, que tal conhecer também outras receitas de pratos e sobremesas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Leave a Reply