Bolo de banana caramelada

Avalie este post

O bolo de banana caramelada é uma iguaria deliciosa e que agrada muito a todos os apreciadores da fruta que além de muito tradicional, também é bem popular em todo o Brasil, afinal de contas trata-se de uma fruta comum e fácil de ser encontrada em todos os estados do país. Isso sem falar que essa disponibilidade também torna o bolo de banana caramelizada um clássico da nossa culinária.

Aqui na minha casa mesmo a iguaria é uma das preferidas da minha filha mais velha, ela realmente ama muito mesmo esse bolo, acho que ela puxou esse gosto pela fruta e tudo que leva a mesma da família da mãe, porque o pai apesar de adorar a banana em si não tem tanto apreço assim pelo bolo de banana.

Portanto, se você também adora o bolo de banana caramelada, assim como minha filha, mas não sabe como fazer, calma que com essa receita incrível de bolo de banana caramelada você não só vai aprender a fazer a iguaria como também vai agradar muito o pessoal aí da sua casa, pois esse é o melhor bolo de banana caramelada que existe. Então agora é só conferir a receita.

Ingredientes

Massa

  • 3 claras
  • 3 gemas
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento

Calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 5 bananas médias fatiada na horizontal ou em rodelas

Modo de Preparo

O ideal é iniciar o preparo do bolo de banana caramelada pela calda, visto que ela também será colocada na forma para assar, antes da massa do bolo, junto com as bananas para caramelizar.

Calda

  1. Faça uma calda de açúcar tradicional, na panela ou na própria forma, e espalhe sobre todo o funda na assadeira ou forma onde o bolo será assado.
  2. Em seguida coloque as bananas fatiadas, na horizontal ou em rodelas, sobre a calda de açúcar caramelizada no funda da forma e reserve.

Massa

Antes de começar a preparar a massa do seu bolo de banana caramelada é importante colocar o forno para preaquecer, por 15 minutos em 180°C.

  1. Coloque as claras em uma tigela, bata em neve e reserve.
  2. Em seguida, em outra tigela, bata as gemas com a margarina e o açúcar até obter uma mistura bem lisinha e homogênea.
  3. Depois acrescente a farinha de trigo, o leite, o sal e o fermento e misture até formar uma massa bem homogênea.
  4. Por último, misture as claras em neve delicadamente e continue misturando até a massa ficar bem lisinha e homogênea.
  5. Agora basta despejar a massa na forma caramelizada com as bananas fatiadas e levar para assar em forno preaquecido por 30 minutos.
  6. Passado este tempo basta desligar o fogo, aguardar esfriar, desenformar e servir.

Informações adicionais

Caso goste de canela, basta acrescentar a iguaria na calda, assim além garantir um sabor especial ao seu bolo de banana caramelada, a iguaria também trará um cheirinho magnifico.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já sabe como fazer esse maravilhoso bolo de banana caramelada, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos e sobremesas incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.