Caldo de piranha

Avalie este post

Essa delícia de receita vem das bandas mineiras diretamente para sua casa. Acontece que o caldo de piranha é uma receita muito comum na mesa das famílias nordestinas e é muito usado como uma forma de ganhar um dinheiro extra. Afinal, quem consegue resistir todo seu sabor e textura?

Ele é simples de fazer e vem ganhando popularidade desde que mineiros começaram a fazer delivery de caldo de pinto durante a pandemia como forma de continuar a ganhar dinheiro mesmo sem emprego fixo. O caldo de piranha não é muito conhecido fora do Nordeste, portanto é uma ótima opção alternativa para seu almoço, jantar ou até mesmo para começar seu próprio pequeno negócio de venda de caldos.

O nordeste  é conhecido por ser a terra dos temperos e pimenta no Brasil, mas após essa invenção muitos chamam o estado de terra do caldo. Além de saboroso, esse caldo de piranha é uma receita afrodisíaca que pode também trazer diversos benefícios para quem a consome.

Receita de Caldo de piranha

Ingredientes

  • 1 unidade de cebola picada
  • 1 unidade de pimentão verde em pedaços pequenos
  • quanto baste de manjericão picado
  • quanto baste de salsão picado
  • quanto baste de salsinha picada
  • 1/2 kg de piranha média
  • 3 dentes de alho picado
  • quanto baste de pimenta malagueta picada
  • 2 folhas de louro
  • 1 copo de leite de coco
  • quanto baste de sal
  • 1 colher (chá) de açafrão

Modo de preparo

Raspe o couro das piranhas para retirar as escamas, limpe as vísceras e retire

somente os olhos. Parta-as ao meio e coloque para cozinhar inclusive com as cabeças junto com os dois litros de água e sem tempero. Deixe ferver bem até desmanchar o peixe e os espinhos se separarem da carne. 

Após esse estágio, coe todo o caldo para separar os espinhos que são muito pequenos e afiados. Antes disso, opcionalmente, o caldo pode ser também batido no liquidificador e depois coado, para que sejam aproveitados melhor os nutrientes dos ossos. Reserve.

Em outra panela grande, coloque a cebola e o pimentão batidos no liquidificador, junto

com o alho e sal a gosto, óleo e o colorau para dar cor e deixar dourar.

Acrescente o caldo de piranha e deixe cozinhar bem. Depois de ferver bastante, acrescente as duas folhas de louro, o leite de côco, o manjericão e a pimenta malagueta a gosto, deixando cozinhar mais um pouco. Quando o caldo estiver todo uniforme estará pronto. O prato deve ser servido em canecas antes de uma peixada ou churrasco, como entrada, e acompanhado de torradas. O cheiro verde deve ser colocado no momento de servir.

Informações adicionais do Caldo de piranha

Você acabou de ver como uma delícia de opção de receita nordestina pode ser feita em sua casa em pouco tempo e já pode servir esse caldo de piranha delicioso para todos apreciarem uma comida regional genuína. Faça esse caldo de piranha em dias mais frios ou durante seus jantares, todos vão com certeza amar seu aroma, sabor e pedir muito mais.

Comer carne de peixe é uma questão importante para nossa alimentação, sem ela não é possível obter diversos benefícios, porém o que realmente traz os maiores benefícios nessa receita são os diversos temperos e ervas, especialidade do povo nordestino.

A carne de piranha também possibilita que haja um ganho de benefícios, ela possui as seguintes vantagens em nossa alimentação:

  • Possui altos níveis de ômega 3 e é ótima para nossos ossos e músculos;
  • Provém energia para continuar com nosso dia;
  • Ótima por conter vitaminas B2 ao monte.

Por isso, esse caldo de piranha é uma iguaria que vale a pena provar e testar em sua casa, apesar da grande quantidade de ingredientes, é possível aproveitar um delicioso prato do Nordeste em sua mesa.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Caldo de piranha, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.