Cartola

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Cartola é uma deliciosa e nutritiva sobremesa nordestina feita com banana, queijo, açúcar e canela. Apesar de ser uma sobremesa muita tradicional em Pernambuco, a cartola e uma iguaria que pode ser encontrada em restaurantes de todo o Brasil, especialmente naqueles que oferecem comidas tipicamente nordestinas.

Além de ser um prato muito fácil de fazer, a cartola também é muito gostosa. E apesar de se basear em uma mistura inusitada de ingredientes, essa deliciosa iguaria nordestina resulta em uma das sobremesas que é considerada uma das mais tradicionais da gastronomia brasileira.

Portanto, se você como a maioria do brasileiros, também gosta da culinária nordestina, principalmente dos doces, deve separar um dia para preparar a cartola, principalmente porque é sempre interessante diversificar as reuniões em família, ao preparar um prato especial e que tem base em uma cultura gastronômica tão rica e saborosa.

Ingredientes

  • 1 fatia de aproximadamente 1,5 cm de queijo norte ou queijo manteiga
  • 2 banana maçãs ou prata maduras
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Canela em pó a gosto

Modo de Preparo

  1. Corte as bananas ao meio no sentido do comprimento (deitada)
  2. Em uma frigideira frite as bandas de banana em manteiga até dourar
  3. Coloque as bandas de banana fria em um prato
  4. Em seguida frite o queijo até ficar quase todo derretido
  5. Agora basta colocar o queijo quase derretido por cima da banana
  6. Em um pote ou tigela, misture o açúcar e a canela
  7. Em seguida polvilhe sobre as bananas e o queijo no prato a mistura de açúcar e canela

Informações adicionais

O segredo para deixar o prato saboroso é montá-lo com a banana e o queijo ainda quentes, logo após fritar. Além disse, essa também é uma sobremesa que deve ser servida assim que preparada, pois seu sabor será inigualável se ingerido ainda quente.

  • Tempo médio de preparo: 10 minutos
  • Rendimento: 1 porção

Agora que você já aprendeu como fazer uma cartola deliciosa e tipicamente nordestina, que tal conferir outras receitas incríveis do blog Minhas Receitas.

Leave a Reply