Dadinho de tapioca com queijo coalho

Avalie este post

Essa opção de Dadinho de tapioca com queijo coalho é um petisco clássico e típico de muitas regiões do Brasil. Afinal, não há um elemento culinário mais brasileiro que a tapioca, não é mesmo? Essa opção de Dadinho de tapioca com queijo coalho pode ser servido das mais diferentes maneiras, seja como acompanhamento ou como porção de petiscos acompanhados de um molho de pimenta saboroso.

O Dadinho de tapioca com queijo coalho é um dos petiscos favoritos em minha casa, afinal é uma opção deliciosa que é super em conta, além de ser simples de fazer. Não é preciso ter muitos ingredientes em casa para preparar esse petisco delicioso. Eu uso ele como uma opção para servir durante encontros familiares ou entre amigos, acompanhado de uma bebida refrescante e molhos bem temperados para deixar seu sabor ainda melhor.

Além de ser uma delícia, esse Dadinho de tapioca com queijo coalho oferece diversos benefícios que só a tapioca pode oferecer. Portanto, entenda como fazer ele hoje mesmo em casa e aproveite seu sabor e muito mais.

Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho

Ingredientes

  • 500ml de Leite Integral
  • 1 xícara e ¼ de (chá) de Tapioca Granulada
  • 300g de Queijo Coalho (ralado)
  • Sal
  • Pimenta do Reino
  • Noz Moscada

Modo de Preparo

Coloque o leite em uma panela e junte uma pitada de sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto e deixe no fogo até que comece a ferver e desligue. Em uma tigela junte a tapioca granulada, o queijo coalho e jogo o leite quente por cima de tudo e misture muito bem até que se torne uma massa grossa que lembre um pouco de arroz doce. Forre uma assadeira de no máximo 23 cm com 3 camadas de plástico filme de modo que fique coberto o fundo e as laterais. 

Coloque a massa do dadinho, espalhe bem, cubra com o plástico filme em contato e de uma boa alisada com as mãos para que fique bem retinho e leve para gelar por 3 horas ou no freezer por 30 minutos. Retire da forma, tire o plástico filme e corte em cubinhos.

Acomode em uma forma untada e asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar. Ou se preferir frite em óleo bem quente até dourar. Sirva ainda quente com geleia de pimenta ou qualquer outro sabor que gostar.

Benefícios do Dadinho de tapioca com queijo coalho

Você acabou de ver como fazer um delicioso Dadinho de tapioca com queijo coalho em casa e já pode impressionar sua família, convidados ou amigos com esse petisco típico do Brasil e fazer qualquer combinação que você preferir com essa delícia.

Uma dica que usamos em casa é o dadinho de tapioca acompanhado de molho picante junto a cerveja ou vinho. Os ingredientes se misturam bem e ajudam seus sabores a sobressair mais do que podem por si só.

A tapioca é um elemento tradicional da culinária brasileira. Afinal, veio do Norte do país e era muito comum como comida entre os índios da região. A tapioca é um jeito comum de pessoas do local trocarem o pão do café da manhã e a farinha de tapioca é uma opção muito comum escolhida em suas receitas, portanto é um ingrediente em conta e versátil, além de oferecer sabor, benefícios e textura deliciosa que nenhum outro contém.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Dadinho de tapioca com queijo coalho, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.