Nhoque de forno

Avalie este post

O nhoque de forno é um prato comum e diferenciado ao mesmo tempo, pois apesar do nhoque ser um clássico tradicional da nossa cultura gastronômica, essa versão do prato também conta com aspectos únicos que o tornam especialmente peculiar e característico. Isso sem falar no sabor e a suculência maravilhosa que somente um nhoque de forno pode garantir a sua refeição.

Inclusive o nhoque de forno é uma versão que apesar de pouco convencional tem agradado muito a maioria dos brasileiros, pois além de fugir da mesmice de um clássico, ele ainda proporciona uma versatilidade na exposição e apresentação que fazem muito sucesso, principalmente para aqueles dias corridos, que queremos um prato prático, rápido e saboroso.

Portanto, se você também adora um nhoque, que tal variar um pouco sua apresentação e surpreender seus convidados para um prato que aparentemente é completamente diferente, mas que no fundo é somente um nhoque diferente, pois foi feito e apresentado de maneira pouco convencional. Gostou da ideia? Então bora inovar e aprender a fazer um delicioso nhoque de forno agora mesmo.

Ingredientes

  • 5 batatas cozidas e amassadas
  • 2 colheres ( sopa) de manteiga derretida
  • 1 ovo inteiro
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara ( chá) de parmesão
  • 1 fio de azeite
  • Molho a bolonhesa
  • 5 fatias de presunto
  • 10 fatias de mussarela

Modo de preparo

  1. Coloque as batatas cozidas e amassadas em uma tigela, então acrescente a manteiga, o ovo, o leite, a farinha de trigo e o parmesão,  misture até obter uma massa com consistência de purê.
  2. Em seguida cubra  fundo de uma assadeira untada com azeite com um pouco de molho a bolonhesa.
  3. Depois cubra esse molho com metade da massa a base de batatas, manteiga, ovo, leite, farinha de trigo e parmesão.
  4. Então faça uma camada de presunto, uma camada com metade da mussarela e as cubra com o restante da massa a base de batatas, manteiga, ovo, leite, farinha de trigo e parmesão e o restante do molho a bolonhesa.
  5. Por fim basta fazer uma camada de mussarela, polvilhada com parmesão e levar ao forno preaquecido a 180° C, para que asse por cerca de 30 minutos, ou até que comece a dourar.

Informações adicionais

Caso goste e claro deseje também é válido acrescentar um pouco de orégano sobre o seu nhoque de forno antes de levá-lo para assar, pois além de um aroma mais característico também torna o sabor do prato mais rico, mas é opcional.

Agora que você já aprendeu como fazer um delicioso nhoque de forno, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.