Pão de cenoura no vapor da Ana Maria Braga 

Avalie este post

Hoje pela manhã acabei me deparando com o pão de cenoura no vapor da Ana Maria Braga, logo de cara já me vi muito curiosa com as variedades e opções que essa maravilhosa quitute apresenta então decidi tentar fazer algumas delas aqui em casa para um lanche com a familia.

Então fui correndo pegar o papel e a caneta para anotar essa maravilhosa receitinha de pão de cenoura no vapor da Ana Maria Braga, em seguida fui até o mercadinho comprar os ingredientes que faltavam, e assim que cheguei em casa corri para a cozinha para preparar esse prato, confesso que quando comecei estava meio nervosa mas conforme fui fazendo a receita percebi que não tem segredo algum, bastou seguir o passo a passo que deu tudo certo.

Então se você assim como eu assistiu ao programa e também se maravilhou com a iguaria, que tal surpreender a sua família com uma opção de lanche que apesar de diferente e único também é bem suculento? Então é só conferir a receita completa, aproveitando que eu já anotei tudinho, desse maravilhoso pão de cenoura no vapor da Ana Maria Braga!

Ingredientes

  • 500 ml de água (2 xícaras de chá + 1 colher de sopa)
  • 100 ml de leite (1/3 xícara de chá + 1 colher de sopa)
  • 50 g de cenoura sem casca picada (1/3 xícara de chá)
  • 7 g de fermento biológico fresco (1/2 tablete)
  • 1/2 colher (sopa) de açúcar (10 g)
  • 25 g de manteiga sem sal (1 colher sopa + 2 colheres de chá)
  • 1 ovo
  • 5 g de sal (1 colher de chá)
  • 270 g de farinha de trigo (2 xícaras de chá)
  • Opções de recheiofrango cremoso, chocolate meio amargoou chocolate ao leite

Modo de preparo

  1. Unte 1 folha de papel alumínio (45 cm x 60 cm) e reserve.
  2. Em uma panela grande (28 cm de diâmetro x 12 cm de altura) coloque um prato de sobremesa, com o fundo virado para baixo, despeje 500 ml de água ou até que a água não ultrapasse a borda do prato.
  3. Sobre o prato coloque uma forma redonda (27,5 cm de diâmetro) coloque a folha de papel alumínio untada, forrando a lateral da panela e fundo e reserve.
  4. No liquidificador coloque 100 ml de leite, 50 g de cenoura sem casca picada e bata por 2 minutos. Passe por um pano limpo e descarte o que ficar no pano.
  5. Reserve este leite de cenoura.
  6. Coloque em uma tigela 7 g de fermento biológico fresco, ½ colher (sopa) de açúcar e mexa com uma colher de pau.
  7. Junte 25 g de manteiga sem sal, o leite de cenoura, 1 ovo, 5 g de sal e mexa bem. Acrescente 270 g de farinha de trigo e misture.
  8. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos ou até desgrudar das mãos. Volte a massa para a tigela e deixe descansar por 40 minutos coberta com pano seco.
  9. Depois de 40 minutos, pegue porções de 20 g da massa e abra nas mãos. Recheie com 10 g do recheio de sua preferência e feche em formato de bolinha.
  10. Distribua as bolinhas na panela com água e forrada com papel alumínio, tampe a panela com a tampa forrada com um pano (para que o vapor não caia em cima do pão) e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.
  11. Depois dos 40 minutos, leve ao fogo baixo com a panela ainda tampada e forrada e cozinhe os pães por 20 minutos.
  12. Apague o fogo, retire os pães da panela com cuidado e coloque em um prato. Sirva em seguida.

Informações adicionais

Se preferir pode fazer os pães com 30 g de massa e sem recheio. Após o cozimento, corte cada pão ao meio e recheie com o que preferir.

  • Tempo médio de preparo: 01:45 hrs
  • Rendimento médio: 24 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples pão de cenoura no vapor da Ana Maria Braga que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de doces, lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Reforço que essa receita de pão de cenoura no vapor da Ana Maria Braga foi retirada do programa Mais você de um quadro culinário que mostra  nossa querida apresentadora Ana Maria Braga ensinando a preparar receitas deliciosas.

Link da receita na página oficial da apresentadora:https://anamariabraga.globo.com/receita/pao-de-cenoura-no-vapor/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.