Pão de queijo

Avalie este post

Apesar do pão de queijo ser uma receita clássica e tradicional da culinária mineira, a iguaria típica de Minas Gerais já se tornou muito tradicional em lanches por todo o país, isso porque além de muito gostoso essa é uma opção que agrada a maioria das pessoas que a experimenta, afinal de contas, o pão de queijo tem seu lugar.

Portanto se, assim como eu, você também adora um pão de queijo quentinho assado na hora, principalmente se for caseiro, saiba que esse é um lanche super simples e rápido de fazer em casa. E além de prático também é uma excelente opção para servir em lanches, seja ele no início da manhã ou fim da tarde, principalmente se acompanhado de um cafezinho quentinho e passado na hora!

Huuum… Deu até água na boa! Então, sem mais delongas, bora aprender a fazer esse delicioso pão de queijo mineiro de conquistar qualquer um. Conheça essa receitinha, vinda diretamente de uma mineirinha muito querida, que é super simples e prática. Confira o passo a passo completo a seguir.

Ingredientes

  • 500 g de polvilho azedo
  • 1 copo (americano) de água
  • 1 copo (americano) de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 ovos batidos
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto

Modo de Preparo

Antes de começar a preparar a massa do pão de queijo, primeiro coloque o forno para preaquecer, por  aproximadamente 15 minutos em 180° C. Em seguida unte travessa ou forma com óleo ou azeite.

  1. Ferva a água em uma panela.
  2. Em seguida coloque o leite, o óleo e o sal e misture.
  3. Coloque o polvilho, misture bem e desligue o fogo.
  4. Comece a sovar a massa ainda na panela com o fogo desligado.
  5. Quando a massa estiver morna, coloque o queijo parmesão, os ovos e misture.
  6. Agora unte as mãos e enrole bolinhas de massa de cerca de 2 cm de diâmetro.
  7. Coloque as bolinhas de massa em uma assadeira, deixando um espaço entre elas.
  8. Por fim, asse em forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos.

Informações adicionais

Caso a sua massa fique um pouco liquida, e não chegue no ponto correto para enrolar, basta acrescentar mais polvilho azedo. Mas com cautela e muita atenção, para não deixa-lo muito massudo e pesado.

  • Tempo médio de preparo: 55 minutos
  • Rendimento: 30 porções

Agora que você aprendeu como fazer pão de queijo, que tal conferir também outras receitas de pratos e lanches saborosos que temos aqui no blog Minhas Receitas? São muitas opções excelentes que inclusive podem ajudá-lo a variar seu cardápio ou incrementá-lo. Navegue e confira todas as nossas receitas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.