Pão de Tapioca

Avalie este post

Pão de Tapioca: a tapioca é um ingrediente tipicamente brasileiro vindo da mandioca, que foi criado por indígenas e adaptado através dos séculos, usada principalmente para produção do prato típico de Pernambuco, o beiju, ela pode ser casada com acompanhamentos doces ou salgados, vai de sua preferência. Não há como negar que a tapioca é um ingrediente extremamente importante na mesa do brasileiro. 

De certa forma, a tapioca era antes usada como uma substituta para o pão, por ser uma alternativa mais prática e barata. Nessa receita iremos ver uma fusão de ambos. Esse pãozinho de tapioca vai ser ideal para seu café da manhã, que além de ficar delicioso e com uma textura maravilhosa, ele também não contém nenhuma lactose, portanto é seguro para aqueles intolerantes à mesma ou veganos. 

Além disso, economize fazendo em casa, a maioria dos produtos que não contém nenhuma lactose ainda são, infelizmente, muito caros em supermercados. Se você sempre quis um pão de tapioca sem lactose, então se ligue na nossa receita!

Receita de Pão de Tapioca:

Ingredientes:

  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de água 
  • 3 xícaras (chá) de leite vegetal 
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de coco
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de tapioca 
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho doce 
  • 2 ovos 
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela junte o leite e o óleo  de coco, leve ao fogo e deixe ferver. Em um recipiente coloque a farinha de tapioca e junte o leite e o óleo ainda quentes. Misture bem com uma colher de pau  e reserve até hidratar e esfriar. Bata os ovos e, pouco a pouco  mexendo sempre, adicione os ovos batidos juntos a farinha de tapioca  hidratada. 

Adicione o sal e, por último, o polvilho doce. Amasse a massa com as mãos até  obter uma mistura homogênea.  Disponha a massa em uma forma  untada com um pouco de azeite de oliva e um pouco de polvilho doce e  leve ao forno pré aquecido a 180ºC por  aproximadamente 45 minutos ou até dourar. Seu Pão de Tapioca está pronto.. 

Curiosidades sobre a tapioca

Como mencionado antes, a tapioca é um ingrediente super popular no Brasil. Além de ser deliciosa, a tapioca sem ser consumida em excesso e sem recheios super gordurosos ou doces demais pode ajudar com o emagrecimento pois ela traz uma sensação de saciedade apesar de ser uma comida muito leve. 

Em nossa receita de Pão de Tapioca, a adição da tapioca também ajuda com que o nosso pãozinho lhe dê uma sensação de cheio, apesar de não ter consumido muito. Além de nossa receita não incluir a lactose, a tapioca em si já não contém nenhum glúten e é uma ótima opção para aqueles que querem permanecer fit ou que não podem consumir glúten e nem a lactose mas ainda querem uma comida saborosa.

Gostou da receita do Pão de Tapioca? A tapioca pode ser usada para vários fins e receitas deliciosas que também já cobrimos aqui no blog. 
Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Pão de Beterraba, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.