Pudim de pão

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

O pudim de pão é uma variação da receita de pudim de leite condensado tradicional que além de ser tão delicioso quanto a versão original, também é muito econômico, visto que reutiliza pães dormidos, que poderiam ser desperdiçados e acrescenta apenas alguns ingredientes tradicionais para fazer a massa.

Essa receita de pudim de pão é da minha querida e distante tia avó, que adora fazer essa deliciosa sobremesa sempre que vamos visitá-la em sua casa no interior de Minas Gerais. Ela sempre diz “É muito errado desperdiçar comida, principalmente nesse mundo onde muita gente passa fome”, e claro que ela está certíssima.

Então, se você quer aproveitar aquele pão francês dormido que ficou na sua casa, e ainda utiliza-lo para fazer uma sobremesa deliciosa e muito simples e fácil de fazer, bora investir no pudim de pão, afinal de contas, com essa receitinha não tem erro. Portanto, confira a seguir como fazer um pudim de pão de dar inveja até na sua vozinha linda.

Ingredientes

Massa

  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 pães (francês) picados
  • 1 colher de margarina
  • 2 latas ( medida da lata de leite condensado) de leite
  • 1/2 xícara de açúcar

Calda

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Modo de Preparo

Primeiramente é importante frisar que o pudim de pão é uma sobremesa onde o preparo deve ser iniciado pela calda, visto que a mesma é colocada na forma antes da massa do pudim. Além disso, também é indispensável colocar o forno para preaquecer, por 15 minutos em 180° C, antes de começar a preparar o pudim de pão.

Calda

  1. Coloque o açúcar em uma panela, em fogo médio, e deixe-o derreter completamente, mexendo devagar, até se tornar uma calda moreninha.
  2. Em seguida acrescente devagar a água e continue mexendo até engrossar.
  3. Agora basta despejar a calda na forma do pudim e deixar esfriar por alguns minutos para endurecer.

Massa

  1. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea e lisinha.
  2. Agora basta despejar a massa do pudim na forma, sobre a calda, cuidadosamente para não misturar a calda com a massa.

Finalização

  1. Coloque a forma com o pudim em uma outra forma maior com água.
  2. Lave-a para assar no forno, preaquecido, por cerca de 35 minutos.
  3. Espete um garfo ou palito de dente para ver se está bem assado.
  4. Deixe esfriar e desenforme.
  5. Por fim, basta colocar na geladeira para gelar.

Informações adicionais

O pudim de pão geralmente fica bem lisinho, mas caso queira garantir, basta cobrir a forma do pudim com papel alumínio, antes de colocá-la no forno.

  • Tempo médio de preparo: 45 minutos
  • Rendimento: 8 porções

Agora que você aprendeu como fazer pudim de pão, que tal aprender também como preparar outras receitas de sobremesas deliciosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Temos muitas opções que podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Leave a Reply