Pudim de tapioca

Avalie este post

O pudim de tapioca é uma iguaria maravilhosa que possui um sabor inigualável e que é inovador, pois além de garantir uma sobremesa mais característica, ainda permite impressionar até os grandes conhecedores da arte da culinária brasileira ou assim como eu, os adoradores de pudim.

Portanto, se você quer investir em uma sobremesa mais característica para surpreender ou inovar a reuniãozinha que vai rolar na sua casa, pode ir de pudim de tapioca que tenho certeza de que ninguém esperava. Afinal de contas, trata-se de uma iguaria bem distinta e incomum.

Eu mesma ficaria extremamente surpreendida se um dos meus amigos ou parentes preparassem um pudim de tapioca na nossa próxima reunião, principalmente porque a maioria deles é um desastre na cozinha. Mas voltando ao que interessa, bora impressionar o seu pessoal? Então, confere essa receita de pudim de tapioca que não tem erro.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de tapioca granulada
  • 200 ml de leite de coco
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos inteiros

Modo de Preparo

  1. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo para cozinhar até caramelizar.
  2. Em seguida adicione a água, misture até formar uma calda e desligue o fogo.
  3. Depois despeje esse calda em uma forma de pudim e reserve.
  4. Agora misture a tapioca granulada com leite de coco em uma tigela e deixe hidratar de 20 a 30 minutos, reserve.
  5. Logo depois bata no liquidificador o leite, o leite condensado e os ovos até obter uma mistura homogênea.
  6. Em seguida destampe o liquidificador ainda ligado e vá acrescentando, aos poucos, a tapioca hidratada e deixe bater até a massa misturar completamente.
  7. Depois despeje a massa na forma com a calda e cubra-a com papel alumínio.
  8. Agora coloque a forma em uma forma maior, em banho-maria, e leve para assar em forno preaquecido por cerca de 60 minutos.
  9. Por fim basta esperar esfriar, desenformar e colocar para gelar.

Informações adicionais

Além da calda tradicional de caramelo também é valido investir em outros sabores de sua preferência, como por exemplo a calda de coco queimado que também deixa a iguaria bem característica, no entanto vai do seu gosto.

  • Tempo médio de preparo: 120 minutos
  • Rendimento médio: 8 porções

Agora que você já sabe como fazer esse maravilhoso pudim de tapioca, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de pratos, sobremesas e acompanhamentos incríveis para deixar seu evento e/ou dia a dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.