Requeijão caseiro de mandioca

3.5/5 - (2 votes)

Requeijão caseiro de mandioca: requeijão é a preferência de muitos quando eles vão comer aquele pãozinho da tarde com café ou para seu café da manhã. Porém, muitas pessoas não podem consumir aquele requeijão normalmente achado em mercados que utilizam lactose e leite. 

Além disso, comprar requeijão sem lactose pode sair muito mais caro do que fazer ele de forma caseira. Por isso temos aqui uma receita de Requeijão caseiro de mandioca utilizando a alternativa de mandioca e ainda assim mantendo a cremosidade e sabor do requeijão comprado!

Qual o diferencial da mandioca?

A mandioca é um tubérculo extremamente popular no Brasil, é comum se ter ela em sopas, fritas, entre muitos outros pratos. Ela é uma das maiores fontes de carboidratos nos trópicos, portanto fornecem muita energia. Além disso, a mandioca é rica em fibras e potássio, até mesmo fazendo bem para o coração e ajudando a liberar suas artérias, ou seja, facilitando a respiração. É recomendada para aqueles com problemas respiratórios ou sanguíneos. 

Requeijão caseiro de mandioca

Ingredientes:

  • 250g de mandioca (Macaxeira ou Aipim); 
  • 1 colher (sopa) de cebola picada; 
  • 1 dente de alho pequeno; 
  • 4 colheres (sopa) de polvilho azedo; 
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola; 
  • Sal a gosto. 

Modo de preparo:

Coloque a mandioca em uma panela  com água suficiente para cobri-las. Leve ao fogo e deixe cozinhar até que estejam bem cozinhas, quase desmanchando. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque a mandioca no liquidificador com a água do cozimento e bata bem.  Acrescente o sal, a cebola e o alho e continue batendo. Aos poucos vá adicionando o polvilho e o óleo, caso queira o requeijão mais grosso vai adicionando uma colher a mais por vez. Bata até obter um creme homogêneo e com a consistência que você desejar.  

Retire do liquidificador e disponha  em um pote. Leve a geladeira e deixe descansar por 2 horas para dar mais consistência. Seu Requeijão caseiro de mandioca está pronto.

Mas e aí, quais são os benefícios de uma alimentação sem lactose?

Apesar de apenas uma fração de pessoas realmente necessitar de uma alimentação 100% livre da lactose, comer alimentos sem ela também traz benefícios para aqueles sem intolerância, entre essas vantagens podemos mencionar:

  • A possibilidade de ter menos acne. Há estudos que relacionam o consumo do leite e derivados do mesmo à acne excessiva. Sendo assim, melhora a saúde de sua pele.
  • O consumo excessivo de laticínios está sendo ligado também com o aparecimento de alguns tipos de câncer. Portanto, consumir leite e qualquer produto que o contenha em excesso pode, na verdade, ser um grande risco à sua vida.
  • Para aqueles intolerantes, não consumir alimentos com lactose diminui as reações alérgicas ao leite.

Porém, vale lembrar que tudo em excesso acaba por fazer mal para nós. Coma o requeijão caseiro de mandioca com responsabilidade, mesmo se for uma delícia como essa e não esqueça de checar as outras receitas disponíveis no blog! Boa refeição!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso requeijão caseiro de mandioca, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.